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55 AutoData | Setembro 2024 tados. Segundo o executivo naturalmente será ampliada a capacidade de 162 mil unidades por ano com o novo ciclo de investimentos. Sobre a nova família de veículos e a produção de motores a combustão Capellano afirmou que em breve haverá novidades sobre esses novos projetos, que serão exportados para outros mercados além da América do Sul e no caso do motor “claramente será utilizado também em nossa produção no Brasil e já está preparado para receber novas tecnologias”. Segundo a empresa a produção dos novos veículos, peças e motores será realizada com a utilização de energias renováveis para todos os processos produtivos em Córdoba. A Suramericana, que será incorporada à rede de provedores da produção de Córdoba, é uma empresa argentina adquirida pela Stellantis há um ano e meio e que fornece vários componentes como chicotes, peças plásticas injetadas e taque de combustíveis. BONS RESULTADOS Além do investimento em Córdoba, Cappellano fez um breve balanço sobre o desempenho da Stellantis na América do Sul, ressaltando a liderança nos mercados do Brasil, onde tem participação de 29,8% nas vendas domésticas de veículos, e da Argentina, também liderando com o mesmo porcentual, além de manter o primeiro lugar no Uruguai e segunda posição no Chile. No total a empresa domina 23,1% do mercado na região somando todas as oito da quinze marcas da companhia comercializadas em países sul-americanos: Fiat, Abarth, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën, DS, Alfa Romeo e Opel. Sobre o lucro operacional ajustado na região, de € 1,1 bilhão no primeiro semestre, em alta de 7,7% sobre igual período do ano anterior, Cappellano afirmou que os volumes negociados foram muito parecidos em 2023 e 2024, mas que o resultado poderia ser ainda mais positivo porque “de fato fomos impactados em parte pela greve do Ibama e o acontecimento no Rio Grande do Sul, mas também a redução do mercado argentino na primeira metade do ano. Mesmo assim ficamos muito próximos em termos de volume absoluto”. A expectativa segue positiva para os próximos meses diante dos bons resultados no Brasil e na Argentina: “Para o segundo semestre, por enquanto, considerando o que nós fizemos em agosto, estamos vendo um mercado que continua impulsionando um certo crescimento no Brasil, uma retomada na Argentina. Então eu diria que não estamos esperando reduções de volume no curto prazo. Sabemos que há volatilidade a todo o momento, as coisas podem mudar, mas por enquanto o mercado na região tem uma performance em linha com o esperado”. LANÇAMENTOS Até o fim do ano a Stellantis pretende lançar o Citroën Basalt, feito em Porto Real, RJ, e outros três modelos, dentre os quais dois com a plataforma Bio Hybrid, ou seja, modelos com sistema de propulsão híbrido flex. “Já estamos produzindo esses novos Bio Hybrid e passamos agora para a fase de validação da produção e do produto.” O último modelo a ser lançado este ano no Brasil será um veículo importado, que Cappellano deixou escapar, no fim da entrevista coletiva, “provavelmente a nova Ram 1500”.

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