140 Novembro 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS A Randoncorp anunciou uma das maiores aquisições de sua história com a compra do Grupo EBS, European Braking Systems, do Reino Unido, fornecedor de sistemas de freios para veículos comerciais. A transação R$ 410 milhões foi feita por meio da Master Freios, uma das empresas da companhia brasileira em joint-venture com o Grupo Cummins, que herdou o negócio quando assumiu a Meritor. Há 38 anos no mercado a Master tem fábrica no Rio Grande do Sul e produz sistemas de freios pneumáticos e hidráulicos a disco ou tambor, além de módulos de atuação e controle, válvulas, câmaras, ABS, ajustadores e peças em alumínio injetado, com fornecimento de peças originais para as fabricantes de caminhões e ônibus. Com a aquisição a empresa gaúcha diversifica seu portfólio e ganha mais peso no mercado de reposição utilizando-se da estrutura e rede de distribuição do Grupo EBS, que está presente em países europeus e asiáticos vendendo componentes de freios a ar e sistemas de controle de veículos comerciais, como câmaras, válvulas, cilindros e servos para embreagem. A fabricante britânica tem duas unidades no Reino Unido e está presente na China, Estados Unidos, Irlanda, Países Baixos e Romênia. Knorr-Bremse já produz freio eletrônico para carretas em Itupeva Mahle capta R$ 110 milhões da Finep Randoncorp compra fabricante britânico de freios A Knorr-Bremse iniciou a produção em sua fábrida de Itupeva, SP, do iTEBS X, sistema eletrônico de frenagem e estabilidade para carretas rodoviárias, que será de uso obrigatório no País a partir de janeiro de 2025. A evolução representa um salto tecnológico na segurança de caminhões e seus implementos, pois evita acidentes com tombamento do cavalo mecânico e da carga rebocada. Após investimentos de R$ 12 milhões na engenharia, para adaptar o equipamento às necessidades brasileiras, e mais R$ 6 milhões em novos maquinários para montar a célula de produção, a planta brasileira é a primeira a produzir o equipamento depois da Europa – Estados Unidos e Ásia só iniciam a produção local em 2025. A Mahle captou junto R$ 110 milhões junto à Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, em contrato de três anos para financiar seu plano estratégico de inovação no Brasil. O objetivo é injetar os recursos no desenvolvimento de tecnologias de mobilidade sustentável, incluindo novos sistemas de propulsão para descarbonização, uso de materiais sustentáveis, ampliação da infraestrutura de inovação, localização de novas tecnologias e digitalização de produtos e serviços. A verba, desembolsada pelo programa Finep Mais Inovação, será utilizada para financiar toda a cadeia de inovação da Mahle e impulsionar, por exemplo, as recentes atribuições do Centro de Tecnologia de Jundiaí, SP, que agora inclui o desenvolvimento de compressores de ar-condicionado e produtos de filtração e periféricos para todo o continente americano. Divulgação/Knorr-Bremse Divulgação: Master Freios/Georgia Tomé
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