53 AutoData | Abril 2025 Os primeiros traços da nova Amarok: desenho brasileiro. também fabricado lá desde 2021, será descontinuado e passará a ser importado para o mercado brasileiro da fábrica no México, onde já está em produção sua nova geração, segundo informou Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil. Com este remanejamento o Centro Industrial Pacheco vai reforçar sua especialidade: foi a primeira fábrica da Volkswagen no mundo a ser selecionada para a fabricação de picapes, e em quinze anos, mais de 770 mil unidades já foram produzidas. SALTO JUSTIFICADO Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen América do Sul, destaca que o investimento promoverá o salto tecnológico na fábrica argentina e garante a sustentabilidade da operação nos próximos anos, com inovações nas instalações que promoverão melhorias nos padrões de produto e ambientais. “A Argentina tem sido peça-chave na estratégia regional da Volkswagen e este investimento reforça nossa confiança em suas capacidades industriais”, afirma o executivo. “Ao mesmo tempo a nova picape estabelecerá um novo marco no segmento, combinando desempenho, inovação e sustentabilidade.” Segundo Seitz os aportes são justificados pelos bons resultados na região: “A América do Sul é estratégica para os negócios da Volkswagen em todo o mundo e a ampliação dos investimentos para R$ 20 bilhões reforça a confiança da marca na região”. Em 2024 a operação sul-americana foi a que mais cresceu para a marca Volkswagen no mundo em volume de vendas: 21,1% em relação a 2023, com 479,4 mil veículos emplacados. O Polo, produzido no Brasil, foi o veículo mais vendido na América do Sul, com 161,5 mil unidades. NOVA PICAPE E REMANEJAMENTOS Ao anunciar o investimento na Argentina a Volkswagen também mostrou os primeiros traços da nova Amarok, que foram desenhados pela equipe de design no Brasil, liderada por José Carlos Pavone. Possobom diz que o plano na unidade argentina, com a transferência das importações do Taos para o México, tem como objetivo ampliar a produção da Amarok em Pacheco, projetando altos volumes para a nova geração. Junto com o pacote de investimento a Volkswagen também está reorganizado suas linhas de produção na América do Sul. No Brasil foi concluída, no início de abril, a transferência de parte do volume do sedã Virtus para São José dos Pinhais, PR, que segue em paralelo com a Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP. Com isto foi aberto espaço para que sejam produzidas mais Saveiro na unidade – o aumento será de 10% a 15%, porque a picape pequena tem sido muito demandada nos últimos meses. A planta da Anchieta também já começa a produzir o Polo Track, até então exclusivamente fabricado em Taubaté, SP. Assim a fábrica no Vale do Paraíba terá condições para aumentar os volumes do SUV compacto Tera, próximo lançamento da Volkswagen, previsto para o fim de maio, quarto modelo da ofensiva de lançamentos do ciclo de investimentos, precedido em 2024 por atualizações do T-Cross, Amarok e Nivus. Além do Tera para 2025 a Volkswagen já programou o lançamento de versões esportivas de seus carros, como o Nivus GTS, também no primeiro semestre, e chegarão importados o Golf GTI e novo Jetta GLI.
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