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71 AutoData | Abril 2025 Nissan vai parar de produzir Frontier na Argentina Volkswagen importa por Vitória GWM doa célula de hidrogênio à USP Hyundai inicia exportação do HB20S para a Argentina A Nissan oficializou, no fim de março, o encerramento da produção da picape Frontier na fábrica de Córdoba, na Argentina, onde mantinha linha dentro do complexo da sócia Renault. Em comunicado a empresa informou que a partir de janeiro de 2026 as picapes da marca para abastecer o mercado latino- -americano, inclusive o Brasil e a Argentina, serão todas fabricadas na unidade de Morelos, no México. Com o fim do empreendimento também será descontinuada a picape-irmã Renault Alaskan, produzida na mesma linha inaugurada em 2018, que compartilha mecânica com a Frontier, mudando apenas o emblema. Com este arranjo a Nissan manterá, na América Latina, produção em Resende, RJ, onde fabrica o Kicks e em breve dois novos SUVs, e nas plantas mexicanas de Aguascalientes, onde há duas unidades de montagem e uma de powertrain, e em Morelos. Este ano a Volkswagen adicionou mais um porto brasileiro à sua operação logística: o de Vitória, ES, onde iniciou operação de importações ao receber 32 unidades do SUV Taos, que foram produzidos na fábrica de General Pacheco, na Argentina. A próxima encomenda, do mesmo modelo, é aguardada para maio. Também é esperada, ainda para este ano, o desembarque em Vitória do novo Jetta GLI, sedã esportivo que é produzido em Puebla, México. A inclusão do Porto de Vitória na lista de pontos de desembarque da Volkswagen no Brasil tem o objetivo de ampliar a capacidade de distribuição e reduzir a necessidade de longos trajetos terrestres para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia. A Volkswagen trabalha também com os portos de Santos, SP, para exportação, Paranaguá, PR, para importação e exportação, e Suape, PE, para importação. A GWM doou uma célula de hidrogênio, um cilindro de armazenamento e uma membrana de célula de hidrogênio para a USP. Os equipamentos foram entregues à Poli, Escola Politécnica, e ao RCGI, Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa. Os equipamentos serão usados em aulas e pesquisas sobre veículos elétricos abastecidos com célula de hidrogênio, os FCEVs. Os itens oferecem em escala real a estrutura para estudo dos componentes mais críticos de um veículo com o sistema. A Hyundai iniciou a exportação do sedã HB20S, produzido na fábrica de Piracicaba, SP, para a Argentina, seguindo o caminho aberto pelo HB20 no ano passado, primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a seguir para lá. O Hyundai HB20S será vendido em duas versões no mercado argentino: a Comfort com câmbio manual e a Platinum Safety, topo de linha, com transmissão automática. As duas configurações usam motor Gamma 1.6 de 123 cv, abastecido apenas com gasolina. Divulgação/Nissan Divulgação/Hyundai

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