77 » FIM DE PAPO AutoData | Abril 2025 US$ 6 tri US$ 536 bi US$ 21 bi 100 mil Perdas somadas das bolsas de valores dos Estados Unidos com a queda de valor das ações negociadas nos dois dias que sucederam o “Dia da Libertação”, em 2 de abril, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sobretaxações aplicadas a produtos importados de quase todos os países do mundo. Perdas do Bloomberg Billionaires Index, que lista o valor das ações dos 500 indivíduos mais ricos do mundo, somente em 4 de abril – a maior perda do índice em um só dia, provocada pela aplicação pelos EUA de tarifas de importação a quase todos os países, deixando menos ricos nomes como Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg. Investimento anunciado pela Hyundai nos Estados Unidos até 2028, sendo US$ 9 bi para ampliar a capacidade de sua fábrica no país para 1,2 milhão de veículos/ano e US$ 12 bi em uma nova usina de aço na Lousiana. O valor é maior do que os R$ 110 bi anunciados por 13 fabricantes de veículos leves no Brasil de 2024 a 2032. Volume de importações pelo Brasil de carros eletrificados da China no primeiro semestre de 2025, segundo projeta a Anfavea. De janeiro a março já foram importados quase 21 mil. A aceleração esperada é devida ao novo aumento escalonado da tarifa sobre esses veículos, que em julho passa de 18% para 25% no caso de elétricos. “ O verdadeiro significado do Dia da Libertação é a libertação do próprio Trump. Esta versão dele é notavelmente despreocupada. Mesmo com a queda dos mercados e os primeiros tiros de uma guerra comercial, ele dedica horas extras ao campo de golfe. Nenhum presidente foi tão inventivo em encontrar maneiras de atirar no pé da América.” Adam Roberts, editor digital da The Economist, em editorial da newsletter de 7 de abril, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a aplicação de tarifas de importação a quase todos os países do mundo, no que chamou de Dia da Libertação, provocando violentas quedas nas bolsas de valores, no que a The Economist titulou em sua capa de “Ruination Day” [Dia da Ruína]. ........................................................................................................................................ “ Qual CEO se sentiria confortável para fazer investimentos de longo prazo em nosso país no meio de uma guerra nuclear comercial?” O bilionário e investidor Bill Ackman, um dos mais ardorosos defensores de Trump em Wall Street, em postagem no X após o anúncio do tarifaço, pedindo que o presidente dos Estados Unidos adie por noventa dias as tarifas a fim de negociar com parceiros. “ A primeira reação dos fabricantes é que as tarifas são de responsabilidade de cada fornecedor. Mas desta vez, por serem tão grandes, os fornecedores resistem. Deixá-los quebrar seria uma dor de cabeça muito maior do que sacar a carteira para manter a produção em andamento. Ninguém quer ser o primeiro a fechar uma linha de montagem.” Daniel Rustmann, advogado especializado em legislação automotiva do escritório Butzel, nos Estados Unidos, em entrevista à Automotive News, em 7 de abril. ........................................................................................................................................ “ Pedidos de redução de tarifas de importação para veículos chineses desmontados são um ataque aos investimentos e empregos, falta de respeito com a indústria nacional.” Márcio de Lima Leite, em sua última participação como presidente da Anfavea na apresentação dos resultados da indústria, em 8 de abril, em referência ao pedido da BYD ao governo para reduzir o imposto de importação a 10% e a 5% de partes importadas de veículos para fazer apenas a montagem no País.
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