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63 AutoData | Maio 2025 A presidente da DAF no Brasil, Larisa Gambrell, em reunião no fim de abril com o governador do Paraná, Ratinho Jr.: investimento de R$ 950 milhões. País, somando todos os aportes anunciados desde que decidiu construir sua primeira fábrica na América do Sul. Após o investimento inicial de US$ 200 milhões a empresa aportou, em 2015, R$ 60 milhões para a introduzir na fábrica uma linha de montagem dos motores Paccar MX, em 2019 colocou mais R$ 100 milhões para instalação de seu braço financeiro no Brasil, a Paccar Financial Services, outros R$ 100 milhões foram aplicados na construção de um centro de distribuição de peças de 15 mil metros quadrados, inaugurado em 2020 dentro de seu complexo no Paraná. Finalmente, em 2022, foram invvestidos quase R$ 400 milhões para ampliação da planta de produção e lançamento de novos caminhões com motores Euro 6, para atender a legislação brasileira de controle de emissões Proconve P8, vigente no Brasil desde o início de 2023. Divulgação/Ricardo Ribeiro – AEN PR Instalado em área total de 2,3 milhões de metros quadrados, o complexo industrial de Ponta Grossa é o maior da DAF no mundo e começou a ser construído em 2011, logo após o Grupo Paccar decidir produzir os caminhões da marca holandesa no Brasil, de olho no crescimento deste mercado naquela época. ORÇAMENTO SECRETO Não é conhecida a razão de a DAF Caminhões ter mantido o valor do investimento sob tanta reserva. Mesmo depois de divulgar o aporte ao governador do Paraná, em 30 de abril, a empresa não promoveu a divulgação do fato, que só chegou ao conhecimento da imprensa em 6 de maio por meio do presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, durante entrevista coletiva mensal sobre os resultados da indústria. Procurada a DAF apenas confirmou o investimento e disse que, neste momento, não fará nenhuma declaração. Segundo informações da assessoria do governo paranaense, nesta nova etapa o plano é dotar a planta de Ponta Grossa com tecnologias produtivas semelhantes à da fábrica da Bélgica, onde a DAF produz as cabines de seus caminhões, que depois são enviada a Eindhoven, na Holanda, para a montagem sobre os chassis. Ainda segundo o governo do Paraná, o novo aporte, além da ampliação da fábrica, também será utilizado para aumentar a participação da marca no mercado brasileiro e na América do Sul, o que inclui a produção de novo modelo na planta, que atualmente emprega pouco mais de 1 mil funcionários trabalhando em dois turnos, com capacidade de fabricar cinquenta caminhões por dia de diversas versões de dois modelos: o pesado XF e o semipesado CF. Em 2024 a DAF produziu 40 mil caminhões no Brasil, que abasteceram não só o mercado doméstico como foram exportados para Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname. E em breve os DAF feitos no Paraná deverão ser embarcados também para a Argentina.

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