17 AutoData | Junho 2025 mos três a quatro anos. Minha missão é trazer as tecnologias mais modernas do mundo para o Brasil: isto inclui modelos híbridos leves, híbridos [fechados] e plug-in, em conjunto com os sistemas de ADAS. Este é o foco do nosso investimento, combinado com o lançamento de produtos em segmentos onde existe possibilidade de crescimento, e o Tera é um exemplo deste plano. Mas teremos outras novidades, como nova Amarok, a picape inédita em São José dos Pinhais [PR], os modelos esportivos como Golf GTI e Nivus GTS. Nosso objetivo é ser líder de vendas na América do Sul nos próximos anos. Sou bem ambicioso com o plano de investimento alto e com novos produtos. A Volkswagen enfrenta dificuldades com queda de vendas e do faturamento global. A situação na América do Sul é melhor que a da matriz? Em 2024 a Volkswagen na América do Sul cresceu 21,1%, bem acima do desempenho global da companhia. Com 490 mil carros [vendidos na região] tivemos participação de 10% [nas vendas globais da marca]. Temos market share de 13% na América do Sul e no Brasil e na Argentina de 16% até 17%. O nosso peso no mundo de Volkswagen é bem importante. Por causa disso eu tenho um bom relacionamento com os colegas em Wolfsburg para alocar novos investimentos e novo capital na região, porque tivemos sucesso nos últimos anos e mostramos um plano confiável de crescimento. E nos últimos quatro anos também mostramos rentabilidade. Então nossa importância vem crescendo ano a ano. no Brasil. Eu pedi uma análise às nossas equipes de vendas e finanças sobre os últimos anos. Em 2022 todas as fabricantes chinesas tinham quase 2% de participação do mercado brasileiro e nós, como Volkswagen, tínhamos 13,7%. Em 2024 eles aumentaram a presença para 7%, é muita coisa. Mas neste período a Volkswagen aumentou seu market share para 16%. Ou seja: os chineses pegaram mercado de alguém mas felizmente não foi da Volkswagen, porque nós temos novos produtos e novas tecnologias, qualidade reconhecida e vamos continuar com esse passo. O senhor avalia que o lançamento do Tera fará as vendas da Volkswagen crescerem na América do Sul? O Tera é o primeiro de uma nova linha de produtos do atual plano de investimento. É um SUV A0 [compacto], um segmento que cresceu quase 300% nos últimos dez anos, de 150 mil carros em 2014 mais de 600 mil hoje, o que representa 20% do mercado brasileiro. Estamos convencidos que com o design diferenciado, tecnologia de inteligência artificial no carro, sistema de infoentretenimento, o Tera será um sucesso no Brasil e na exportação para mais de vinte países da América Latina e da África. O Tera muda o jogo, é uma peça do mosaico para a Volkswagen chegar à liderança na América do Sul. O plano de investimento de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028 é suficiente para garantir a competitividade da Volkswagen na região? Acho que com R$ 20 bilhões dá para fazer muita coisa ou, para ser exato, dezessete novos produtos nos próxi-
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