27 AutoData | Junho 2025 Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia: softwares para o mundo todo. Estão em desenvolvimento avançado em solo brasileiro tecnologias como atualizações over-the-air – que modernizam os sistemas dos veículos como se fosse um computador conectado à internet e permitem melhorias contínuas nos veículos – bem como coleta de dados via telemetria, fundamental para aprimoramentos de produtos, manutenções preditivas e redução de custos de garantia e reparos. Tecnologias como inteligência artificial nos veículos já estão sendo desenvolvidas no País, melhorando a experiência dos passageiros a bordo e a comunicação homem- -máquina, em adição a recursos já utilizados, como a conectividade para rastrear e recuperar veículos roubados, que impacta positivamente nos custos de seguro. O caldo criativo da engenharia brasileira vem estimulando a criação de hubs de inovação e de centros de desenvolvimento de softwares veiculares, impulsionando a exportação de projetos e programas, consolidando sua posição como um polo estratégico na mobilidade conectada na indústria automotiva global. DESENVOLVIMENTO RESISTE NO PAÍS A Ford dá bom exemplo de como aproveitar o potencial dos talentos brasiDivulgação/Ford leiros para desenvolver sistemas que são exportados para uso da companhia em diversos mercados ao redor do mundo. Mesmo após fechar suas fábricas no País, em 2021, a empresa não só manteve o núcleo de engenharia no Brasil como até contratou mais engenheiros, muitos deles hoje dedicados ao desenvolvimento de softwares de conectividade e infoentretenimento de uso global. Depois do encerramento das operações industriais a equipe de engenheiros foi realocada para projetos globais, crescendo de cerca de oitocentos para 1,5 mil profissionais, todos ligados ao Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Cimatec Park, estrutura do Senai Cimatec da Bahia localizada no Polo Industrial de Camaçari. Assim softwares desenvolvidos na Bahia são utilizados em várias fábricas mundo afora, relata Bruno Figueiredo, gerente de desenvolvimento de software veicular da Ford: “Isso representa uma vantagem, pois o mesmo software pode ser utilizado em diversas plantas, como é o caso da produção da picape Ranger”. A equipe brasileirao de engenharia é parte essencial da equipe global da Ford, responsável por desenvolver aplicativos de
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