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29 AutoData | Junho 2025 taforma global MBQ do grupo e lançado em 2020 – e hoje exportado para mais de setenta países, elevando a reputação da indústria automotiva brasileira e consolidando o País como um polo de inovação. Atualmente em sua segunda geração o VW Play oferece recursos de conectividade, integração com aplicativos, informações do veículo e uma loja de aplicativos, aprimorando a experiência do usuário e a interação com o carro. O desenvolvimento do VW Play no Brasil é exemplo de como a indústria automotiva está se transformando em empresas de tecnologia, marcando uma renovação importante no setor e atraindo profissionais da área de software que até então se mostravam avessos aos ciclos de desenvolvimento mais longos e lentos dos fabricantes de veículos, que precisam desenvolver sistemas mais robustos e seguros. Para Fernando Vergueiro, gerente de inovação do produto da Volkswagen do Brasil, a indústria automotiva está atraindo profissionais de software ao ser reconhecida como um setor de tecnologia: “Embora seus ciclos de desenvolvimento de produtos sejam mais longos e a complexidade maior que a do mobile, é uma vantagem para profissionais mais experientes que preferem um desenvolvimento mais focado e duradouro, diferente do ritmo acelerado das empresas de aplicativos”. Para atrair e reter talentos de uma área de evolução mais recente, que decolou nas últimas duas décadas, a Volkswagen investe no desenvolvimento local, capacitando profissionais e colaborando com universidades, destacando o impacto global do trabalho dos seus desenvolvedores e oferecendo um ambiente estável que atrai profissionais experientes, com foco em moldar o futuro da mobilidade. DIGITALIZAÇÃO PARA TODOS Gerente de desenvolvimento eletrônico, conectividade e integração da Volkswagen do Brasil, Alexandre Kenji Yonemura observa que a digitalização da indústria e de seus produtos já é grande, mas ainda tem muito a avançar com mais localização: “O software e a integração de software estão cada vez mais presentes, seu crescimento será exponencial. Antigamente o automotivo era apenas chapa e metal e hoje o software e a eletrônica são diferencial de compra para os clientes. Por isto valorizamos e privilegiamos o desenvolvimento local, nossos engenheiros, os institutos de ciência e tecnologia e universidades no Brasil são cruciais para criar soluções que o nosso cliente realmente usa e que atendam às necessidades da nossa região”. Kenji destaca que o diferencial dos produtos automotivos está em identificar as necessidades dos clientes e oferecer soluções úteis. Ele cita a aceitação de tecnologias inicialmente estranhas que se tornam indispensáveis, como sensores e câmaras de ré. Apesar de inicialmente desconfiar da real necessidade dessas funcionalidades o engenheiro passou a reconhecer a utilidade delas, que hoje considera essenciais para facilitar o estacionamento. Esta evolução ilustra como tecnologias que antes pareciam dispensáveis se tornam vitais para promover uma experiência mais simples e eficiente para o motorista. Vergueiro acrescenta que o Brasil, com sua alta conectividade da população por meio do grande número de celulares, tem consumidores muito receptivos a novas Lucia Camargo Nunes Fala, Otto: primeiro assistente virtual com inteligência artificial generativa desenvolvido por uma montadora no Brasil.

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