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31 AutoData | Junho 2025 marcas como Alfa Romeo e Jeep, com foco em veículos eletrificados e infraestrutura avançada, incluindo simuladores e engenharia virtual. O Software Center também desenvolve arquiteturas eletrônicas, softwares das plataformas Bio-Hybrid, que combinam propulsão elétrica e a combustão, pesquisa de eletrônica embarcada, conectividade e sistemas de assistência ao motorista essenciais para direção autônoma. IMPACTO DA INVASÃO CHINESA A entrada de marcas chinesas como BYD e GWM no mercado brasileiro força as montadoras tradicionais a acelerar a adoção de tecnologias avançadas, como sistemas de assistência ao motorista e recursos de conectividade e infoentretenimento. Os veículos vêm da China já equipados com diversos recursos, nem sempre alinhados às preferências brasileiras, o que exige que as empresas invistam em competências locais para adaptá-los rapidamente. Na mão contrária empresas ocidentais enfrentam dificuldades ao tentar penetrar no mercado chinês devido à verticalização das companhias locais, que desenvolvem seus próprios sistemas ao gosto dos chineses, mas a DXC Luxoft já atua com fornecedores do país em projetos globais focados em cibersegurança e Android embarcado. Quanto ao desenvolvimento de carros autônomos, embora o ritmo esteja mais lento do que era esperado antes da pandemia, o progresso continua, especialmente na Europa, onde a DXC Luxoft participa de parcerias para automação em fábricas e serviços de mobilidade autônoma, com previsão de lançamento para 2026, dependendo também da infraestrutura urbana. DO INFOENTRETENIMENTO À SEGURANÇA Com o avanço da digitalização também surgiram muitos fornecedores de desenvolvimento de softwares. É o caso da DXC Luxoft, especializada em desenvolver softwares e sistemas de TI, tecnologia da informação, para diversos setores, com destaque para o automotivo. Fundada em 2001 e adquirida pela DXC em 2019 para reforçar sua atuação nesse setor, a empresa já atende, no Brasil, grandes empresas como Ford, Stellantis e Mercedes-Benz, focando na eletrificação de ônibus e na segurança funcional de sistemas eletroeletrônicos. Divulgação/ZF Transmissão da ZF: engenharia no Brasil é única fora da Alemanha qualificada para calibrar software de controle.

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