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Junho 2025 | AutoData 38 vez mais povoada, com lançamentos mais recentes que começaram ainda em 2021 com o Fiat Pulse, depois o Renault Kardian em 2024 e, no mesmo ano, o Citroën Basalt com caimento de cupê. Todos estão na entrada do segmento de SUVs e trafegam nas mesmas faixas de preços. Assim o grande desafio do Tera foi oferecer vantagens racionais sobre a concorrência. Para tanto a Volkswagen calibrou os preços das versões apenas um pouco acima dos concorrentes – até para assegurar a superioridade além do preço que só os ícones podem ter – mas colocou no carro mais sistemas de segurança e infoentretenimento. O Tera tem todos os atributos obrigatórios atuais de um carro moderno que os concorrentes desta categoria também têm, como tela multimídia avantajada com espelhamento do smartphone, conectividade, duas eficientes opções de motores flex tricilíndricos 1.0 – uma versão aspirada e três turbinadas. Mas, ao contrário dos competidores que costumam concentrar as melhores configurações de segurança e conforto somente na versão topo de linha, o SUV da Volkswagen é o único da categoria que, desde a opção mais barata e sem cobrar nenhum extra, em todas as quatro versões traz de série seis airbags – os concorrentes têm quatro –, sistema de frenagem automática de emergência, faróis e lanternas de LED e quadro de instrumentos digital. As duas versões de topo com câmbio automático já vêm com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro ACC, conexão com internet e o primeiro assistente virtual por voz com inteligência artificial, o Otto (leia mais nas próximas páginas). “Comparamos todas as listas dos concorrentes para incluir o máximo para os clientes em todas as versões”, assinala Roger Corassa, vice-presidente de vendas de marketing da Volkswagen do Brasil. “Trouxemos muita diferenciação e entregamos o carro mais seguro da categoria.” PEÇA CRUCIAL DO PLANO Precedido por reestilizações do T- -Cross, Nivus, Amarok e Nivus GTS, o Tera é o quinto de dezessete lançamentos planejados no ambicioso plano de renovação de produtos da Volkswagen na América do Sul, mas é o primeiro dos quatro carros inéditos incluídos no programa de investimentos de R$ 20 bilhões até 2028. “Todos os nossos lançamentos serão importantes para o desempenho da Volkswagen no Brasil, mas o Tera é o mais importante em volume”, avalia o presidente Ciro Possobom. “As nossas novas picapes também serão golaços.” Ciro Possobom apresenta o Tera na Oca do Ibirapuera: meses de expectativas. Foto: Pedro Kutney VW TERA » O PLANO

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