43 vimento do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, e por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono. A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas. Com o contínuo crescimento do segmento do transporte escolar nos últimos anos no Brasil, a Volare desenvolveu o Attack 10 para atender a demanda por modelos específicos para diferentes aplicações, com maior capacidade, menores custos de aquisição e de operação. “No Attack 10 procuramos otimizar o investimento e a economia do operador, desenvolvendo um veículo com componentes de menor manutenção e custo de reposição, como rodado 17.5 polegadas no lugar do de 19, piso de alumínio extrudado, sistema de ar-condicionado convencional (sem ser dutado) e poltronas do modelo Executiva. O foco são as licitações, onde os municípios precisam de mais capacidade, com preço competitivo e manutenção facilitada”, enfatiza Portolan. A Volare continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades do mercado de transporte de passageiros. Com um portfólio diversificado e soluções sustentáveis, a marca reforça o seu compromisso com a excelência e a liderança de mercado, contribuindo ativamente para o futuro da mobilidade. porcionam economia, conforto, segurança, com redução dos custos de aquisição e operacional de forma sustentável. Um dos lançamentos foi o Volare Fly 12, considerado um verdadeiro “super micro”. O modelo tem capacidade de transportar com eficiência até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com custos reduzidos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar. “O Fly 12 impõe presença, inovação e se destaca entre os micro-ônibus. Sua robustez e vocação para o trabalho pesado são latentes”, comenta Portolan. De acordo com o executivo, pode ser utilizado para o transporte escolar e fretamento, com maior espaço, conforto e segurança, proporcionando a agilidade e fluidez de um micro, com a robustez de um modelo convencional. Lançado em março, o Volare Fly 10 GV é mais uma opção da marca para a descarbonização do transporte e está disponível para os segmentos urbano, executivo e escolar. O motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção, garante excelente relação de potência e desempenho, o que representa economia operacional e proporciona redução de até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa. Outra grande novidade da Volare é o desenvol-
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=