Junho 2025 | AutoData 44 A Volkswagen soube aproveitar a nova realidade de preços altos do mercado brasileiro para lançar o Tera com valores que, se não podem ser considerados baratos, estão na faixa de entrada do segmento de SUVs, no qual o tíquete médio é maior e, ao menos por enquanto, não há crise pois há anos a categoria segue em vistoso crescimento: já representa cerca de metade dos automóveis vendidos no Brasil e os modelos compactos, como o Tera, avançaram 309% nos dez anos de 2014 a 2024 e representam perto de um quarto do mercado de veículos no Brasil. Parece haver, portanto, muito espaço para o novo SUV crescer. A categoria é um tiro certo não só porque é a que mais cresce mas também é Por Pedro Kutney Volkswagen calibra preços e agrega pacotes generosos de itens de série para fazer do Tera um novo líder de vendas no País um campo onde é admissível se cobrar mais, o que torna possível agregar valor ao produto sem prejuízo do lucro. Este é o principal diferencial do Tera, que traz um generoso pacote de itens de série desde a versão de entrada, um conjunto da obra que torna o novo carro bastante competitivo diante da concorrência de mesmo nível, digno da responsabilidade que lhe foi conferida: ser um líder de vendas da marca e do País – e quiçá até recolocar a Volkswagen de volta ao topo do mercado nacional de veículos. “Os clientes querem SUVs e tudo o que colocamos dentro do Tera foi apostando nisto”, endossa Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, referindo-se ao bom nível – considerado alto para os paVW TERA » O MERCADO Pequeno carro com grande responsabilidade O Tera apresentado no Sambódromo do Rio de Janeiro, em março: vendas só começaram três meses depois. Fotos: Divulgação/VW.
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