AutoData | Junho 2025 45 drões nacionais – de sistemas de segurança, infoentreteniomento e conectividade integrados ao novo SUV. “Oferecemos um pacote completo e acessível e, por isto, o carro tem grande potencial para aumentar nossas vendas.” Ambições à parte o fato é que os primeiros sinais do mercado já demonstram que a Volkswagen acertou a mão no plano de negócios do Tera. O primeiro sintoma veio da concorrência que sentiu o golpe e baixou os preços logo após conhecer os valores cobrados pelo Tera, no fim de maio, como aconteceu com Fiat Pulse e Citroën Basalt, que estão na mesma categoria mas oferecem pacotes de equipamentos ligeiramente inferiores a depender das versões. COMEÇO FESTEJADO Mas o efeito novidade e o grande barulho promovido em torno do lançamento, ao menos em um primeiro momento, superou a concorrência. Em uma ação simultânea realizada na noite de 5 de junho nas 472 concessionárias da marca no País, organizada para marcar o início das vendas do Tera, foram recebidos 12 mil pedidos em apenas 50 minutos após a abertura oficial das vendas, um recorde, segundo contabilizou a Volkswagen, que classificou o evento como “o maior open doors de sua história”. Ainda que a maior parte das encomendas iniciais seja feita pelos concessionários este também não deixa de ser um bom sinal, pois demonstra a confiança dos revendedores no sucesso do produto. “Logo na abertura das vendas o Tera provou sua força. É um resultado impressionante que confirma a assertividade da nossa estratégia no posicionamento do mais novo ícone da marca”, assinalou Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing. “A recepção calorosa do público comprova que é o modelo certo, na hora certa, reunindo preço competitivo, design, alta tecnologia, segurança e inovação de um carro conectado.” A empresa escalou diversos executivos para acompanhar o lançamento nas revendas em diversas cidades. O presidente Ciro Possobom, por exemplo, acompanhou a ação em uma concessionária de Curitiba, PR, sua cidade natal. No LinkedIn ele escreveu: “Ver este carro ganhar vida foi um marco pessoal na minha carreira, mas ver a reação das pessoas nas concessionárias foi ainda mais especial. O Tera não é só um carro, é uma virada de chave, o início de uma nova era da Volkswagen”. E Corassa foi pessoalmente a uma concessionária em São Paulo para entregar as chaves do Tera ao primeiro comprador – uma mulher foi estrategicamente escolhida para o ato simbólico, Ciro Possobom apresenta os preços do Tera: foco no custo/benefício com pacote de equipamentos superior à concorrência. Foto: Pedro Kutney
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