Junho 2025 | AutoData 46 para reforçar o plano de atrair o público feminino para a marca, considerada muito masculina. EXPECTATIVAS Como de hábito os executivos da Volkswagen evitam divulgar suas projeções. Corassa dá poucas pistas: “Temos expectativa interessante de volumes pois o Tera democratiza o acesso a um produto tecnológico, com maior nível de segurança e conectividade de sua categoria, por preços acessíveis”. Mas o executivo reconhece que, justamente por estar na entrada do mercado de SUVs, o juro alto pode estragar a festa: “Este é um desafio em produtos de entrada que costumam ter mais vendas financiadas”. Na faixa de preços de R$ 103 mil a R$ 142 mil na qual está encaixado o Tera, em combinação com as pretensões da Volkswagen de fazer do modelo seu novo ícone de vendas no País, é possível esperar em um primeiro momento por vendas mensais superiores a 10 mil unidades mensais, o que colocaria o modelo na liderança imediata do segmento, baseado no fato de que o T-Cross, produto mais caro que parte acima dos R$ 150 mil e passa dos R$ 185 mil, é o atual líder de vendas da categoria de SUVs no País, com média de 9 mil emplacamentos por mês. A tendência é que as versões de topo do Tera, com tamanho menor mas bom pacote tecnológico e preços mais baixos, devem roubar um pouco das vendas do T-Cross e, principalmente, do SUV-cupê Nivus, cujas duas versões 200 TSI, ambas com o mesmo motor 1.0 turboflex calibrado para 128 cv, custam R$ 143,5 mil e R$ 160,8 mil. Já a versão mais barata do Tera tende a canibalizar vendas de opções mais caras do hatch Polo. A Volkwagen confia na diferenciação dos modelos para públicos diferentes mas já espera por algumas dessas trocas dentro da própria gama de produtos. O cálculo, contudo, é que a soma de tudo será positiva com aumento no seu volume total de vendas. VW TERA » O MERCADO Volkswagen espalhou os executivos pelo País para acompanhar ação de lançamento simultâneo do Tera em 472 concessionárias: Ciro Possobom foi a Curitiba.
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