Junho 2025 | AutoData 50 Depois do sedã Virtus e do SUV-cupê Nivus o Tera é o terceiro modelo desenvolvido pela engenharia brasileira da Volkswagen sobre a plataforma global MQB, com uma diferença: o SUV compacto é fruto de um projeto inteiramente concebido no Brasil, do primeiro traço à última peça estampada da carroceria. Neste sentido o carro exibe a evolução da capacidade dos designers e engenheiros nacionais em construir um veículo de maior valor agregado com preço de entrada e sem amputações tecnológiPor Pedro Kutney Tera reflete capacidade da engenharia brasileira de desenvolver carros com mais conteúdo tecnológico e maior valor agregado cas – como era comum na indústria automotiva nacional apenas alguns anos atrás. Algumas forças empurram esta evolução e a primeira delas é o aperto da legislação, que obriga à redução de emissões de poluentes, aumento de eficiência energética, adoção de sistemas de segurança ativa e uso de materiais recicláveis. Outro fator é a maturidade das demandas do consumidor, que quer carros cada vez mais econômicos, automatizados, conectados à internet e digitalizados, com as maiores telas possíveis. Melhor ainda se tudo isto VW TERA » O PRODUTO Nascido no Brasil com qualidade global Tera High: topo de linha com motor turboflex 1.0 de 116 cv e lista completa de equipamentos de série. Fotos: Divulgação/VW.
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