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AutoData | Junho 2025 51 estiver empacotado na forma de um SUV, com design robusto e altura do solo para enfrentar buracos na cidade ou um passeio até a chácara. Pois o Tera agrega todas estas demandas e também carrega dose adicional de capricho da engenharia da Volkswagen no Brasil, que ganhou liberdade para desenvolver o projeto do zero e consolidar sua capacidade de conceber um carro local com qualidade global. O fato de ser um SUV ajudou nesta tarefa, pois é um segmento que, mesmo na entrada, tem preços maiores, o que permite adotar acabamentos melhores e a inclusão de mais itens de série desde a versão mais barata. “A engenharia brasileira executou todo o projeto, que mudou várias vezes até chegar a uma fórmula que consideramos ser a ideal”, afirma o engenheiro André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento do veículo completo da Volkswagen do Brasil. “Projetamos tudo aqui para o mundo, com todas as qualidades para que o Tera seja um novo ícone da marca.” TUDO NOVO “Aprovamos com a matriz os padrões globais de identidade visual da Volkswagen, mas tivemos grande liberdade, fizemos tudo como queríamos, do zero, sem usar partes de outros carros”, atesta o designer brasileiro José Carlos Pavone, atual chefe de design da Volkswagen nas Américas, que há quatro anos começou a desenhar os primeiros traços do Tera a partir de uma única exigência: projetar um SUV compacto de entrada, o primeiro deste porte da marca no mundo inteiro. A ideia original do Tera começou a ser concebida em 2021 mas só dois anos depois, em 2023, o carro saiu do computador para o mundo real, com peças feitas em impressoras 3D. Por mais de seis meses, até o fim de 2024, foram realizados de testes de rodagem em mulas e protótipos. Assim como outros modelos construídos sobre a MQB o Tera compartilha peças estruturais como assoalho e base das colunas, tem o mesmo entre-eixo de 2m57 de Polo e Nivus, mas a carroceria é inteiramente nova, sem compartilhamentos com os irmãos de plataforma. Como diz Pavone o novo SUV foi desenhado com base na nova identidade visual global da Volkswagen, tem similaridades com novos carros da marca na Europa como o T-Roc e o elétrico ID.4, mas ainda assim o visual é bastante distinto: “Fizemos uma interpretação do que poderia ser um Polo SUV, mas com design muito mais emocional”. Tera MPI: rodas de aço, acabamento mais simples e motor 1.0 aspirado para garantir preço de entrada no segmento de SUVs.

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