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Junho 2025 | AutoData 52 BOM CONJUNTO DA OBRA Assim nasceu o carro compacto com 4m15 de comprimento total, 1m78 de largura e 1m53 de altura, com truques de design que o fazem parecer um SUV mais largo e mais robusto do que afirmam suas medidas reais. Asseguram esta impressão a linha de cintura alta nas laterais, o capô elevado, a grande entrada de ar incorporada ao para-choque dianteiro e os faróis e lanternas afilados. Na prática o conjunto da obra é bastante agradável e chamativo, o carro mistura linhas aerodinâmicas e, ao mesmo tempo, robustas. Olhando de perto o Tera, sem nenhum demérito, parece ser um hatch B compacto que tomou anabolizantes: como em qualquer SUV a altura do solo é mais alta, mas o espaço interno é quase igual ao do Polo e o porta-malas é um pouco maior: acomoda o equivalente a 350 litros – medidos com tijolinhos. Exemplos da generosidade calculada para fazer o Tera chamar a atenção, no exterior são de série, desde a versão mais barata, os faróis e luzes de condução diurna de LED, no formato de elegantes pestanas bipartidas, e as lanternas de LED com efeito click-clack, que nas frenagens alterna a luz de condução de dois traços horizontais para dois verticais – é o primeiro B-SUV a ostentar este tipo de alegoria luminosa. A generosidade, no entanto, termina nas diferenças de acabamento interno e externo das quatro versões do Tera, que segundo a Volkswagen “têm públicos distintos”. A opção mais barata MPI, com motor 1.0 aspirado, vem com rodas de aço aro 15 com calotas de plástico e pneus 185/65, o interior da cabine é bastante simples, as portas são revestidas só com plástico duro e os bancos são de tecido liso preto e cinza. Já as versões seguintes, todas equipadas com o motor 1.0 turboflex, são mais caprichadas. A TSI, com câmbio manual, vem de série com rodas de aço aro 16 e pneus mais largos 205/60, com opção de colocar rodas de liga leve por R$ 1 mil 720, e na cabine as portas ganham apliques macios e os bancos têm tecido desenhado com riscas. As rodas de liga leve são de série nas versões mais caras com transmissão automática, a Comfort com aro 16 e a High com aro 17, estas calçadas com pneus de perfil mais baixo 205/55, e no interior do topo de linha o revestimento dos bancos mistura tecido com apliques de vinil. Outra falta de generosidade está na oferta de cores, quase todas com custo Tera TSI: versão turboflex mais barata com câmbio manual. VW TERA » O PRODUTO

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