422-2025-06

AutoData | Junho 2025 59 da VW Tech”. Segundo ela o sistema foi concebido para aumentar a ligação das pessoas com o carro, uma característica já forte nos consumidores brasileiros com veículos da marca: “Nosso legado de conexão emocional com os clientes tem mais de 72 anos. Essa tradição nos serviu de inspiração para criarmos o Otto, reforçando a interação contínua e personalizada dos humanos com sistemas tecnológicos”. Para Rodolfo Eschebach, presidente da Accenture Brasil e América Latina, o projeto do Otto mostra a força que o País vem ganhando como polo de desenvolvimento de softwares e soluções digitais: “Accenture e Volkswagen uniram a expertise brasileira em inteligência artificial, design e tecnologia ao profundo conhecimento da indústria automotiva, evidenciando a sinergia de nossas tecnologias e visões de futuro. Com o Otto entregamos mais segurança, conveniência e personalização em cada interação do cliente com seu veículo”. A cara do personagem virtual do Otto, a interface que aparece em movimento na tela do sistema multimídia VW Play Connect toda vez que ele é chamado, foi criada pela equipe de design liderada por José Carlos Pavone, também responsável pelo design do Tera: “Nossa inspiração foi criar um avatar que representasse, ao mesmo tempo, sabedoria e a marca Volkswagen. Foi quando surgiu a ideia de usar o desenho estilizado da Kombi Corujinha, que tem os traços de uma coruja”. COMPANHEIRO VIRTUAL O Otto responde a praticamente qualquer coisa que lhe seja perguntado: depois do chamado “Fala Otto” basta dizer a ele o que se quer saber, desde informações sobre o carro, como autonomia com a quantidade de combustível existente no tanque, a pressão dos pneus, alguma recomendação do manual do proprietário ou a melhor rota para se chegar ao endereço ditado ao navegador. O Otto também busca na internet respostas a questões aleatórias, como previsão do tempo, a história de um artista ou de uma localidade. Com sua inteligência artificial generativa o Otto utiliza grandes modelos de linguagem para agregar dados e aumentar seus conhecimentos. Ele escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada a cada cliente Volkswagen, o que faz do assistente virtual um companheiro nas horas que se passam no carro. Para Cristina Cestari “a verdadeira inovação não é apenas a que transforma produtos mas a que transforma experiências humanas”. A estreia da inteligência artificial no Tera, segundo ela, foi uma escolha natural pelo avanço tecnológico que o SUV compacto representa para a engenharia da fabricante no Brasil e sua importância para aumentar o volume de vendas: “Assim como o Tera a IA by Volks inicia uma nova era dentro e fora da empresa. O carro não é movido só pelo seu motor mas também pela inteligência de suas inovações”. Como ainda passa por fase de testes finais somente no segundo semestre o Otto estará integrado ao sistema VW Play Connect do Tera, em sua tela de 10,1 polegadas integrada ao painel, que conecta o carro com a internet e smartphones por meio do aplicativo Meu VW 2.0. O sistema estreará de série nas versões de topo do Tera, Comfort e High, e é opcional no TSI, por R$ 1 mil 590. A assinatura da conexão custa R$ 24,90 por mês e será grátis no primeiro ano de uso. Lucia Camargo Nunes

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=