422-2025-06

AutoData | Junho 2025 61 ção técnica. Segundo André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento do veículo completo da Volkswagen, para além do bom isolamento acústico o ambiente silencioso também é fruto do projeto estrutural do veículo: “A geometria do teto com nervuras não é só um efeito visual, foi calculada para abafar o efeito sonoro do ar dentro do carro em movimento. Esta solução também reduz a transmissão da vibração das rodas”. Drigo acrescenta que o conforto acústico sentido a bordo também é resultado da alta rigidez estrutural do carro, que reduz torções da carroceria, enquanto as novas molas e amortecedores introduzidos no Tera inibem com eficiência a transmissão de vibrações do solo. Seja o que for na prática estas soluções todas funcionaram bem e garantiram um trajeto mais confortável durante o test drive, na opinião dos dois ocupantes do veículo. Também deu para perceber que o visual do Tera provoca reações: recém-lançado e ainda raro de se ver em circulação, o SUV compacto chamou a atenção por onde passou, atraindo alguns olhares dos mais curiosos intrigados para saber do que se tratava. O vermelho vivo do carro cedido para o teste, com o teto do preço do pacote Outfit, ajudou a aguçar a exposição. POTÊNCIA E DINÂMICA NA MEDIDA Partindo para as sensações ao dirigir específicas da versão avaliada a topo de linha, como era de se esperar merece boa nota o eficiente desempenho do já conhecido motor 170 TSI da Volkswagen, tricilídrico 1.0 turboflex calibrado com potência de 116 cv quando abastecido com etanol ou 109 cv com gasolina [caso da versão testada], com torque máximo de 165 Nm, ou 16,8 kgfm, obtido já a partir de 1mil 750 rpm, para ambos os combustíveis. É o mesmo motor que já equipa o Polo e, configurado como 200 TSI com potência de até 128 cv, também está em versões do Virtus, Nivus e T-Cross. Por ser o Tera um SUV com preços de entrada foi escolhida a configuração de motorização turbo de menor potência para equipar as três versões TSI – também está à venda a versão mais barata MPI com motor 1.0 aspirado de até 84 cv. Na prática da direção em trecho urbano e na estrada o 170 TSI empurra o Tera com vigor sempre que o pé no acelerador chama por mais toque e potência, mas também

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=