422-2025-06

AutoData | Junho 2025 65 produtos e manufatura, foram direcionados ao Tera e à sua produção em Taubaté. Como o SUV compacto foi pensado para ser um dos carros mais vendidos e exportados da fabricante e do País, produtividade é essencial para atender a esperada alta demanda e assim foi necessário acelerar ainda mais o ritmo na unidade, já bastante acelerado pelo Polo Track, o automóvel mais vendido do mercado brasileiro e da América do Sul no momento. MAIS PRODUTIVIDADE A fábrica de Taubaté já trabalha atualmente no topo de sua capacidade nominal de 200 mil unidades por ano, com trabalho em três turnos na estamparia e armação e dois na pintura e montagem final. Com a chegada do Tera, em produção comercial desde março, a demanda tende a crescer e, neste caso, será necessário ampliar o regime para três turnos em toda a planta: “Se for necessário poderemos fazer horas extras e escalar trabalho aos sábados na estamparia e pintura”. Em caso de grande crescimento da demanda pelo Tera, para abrir mais espaço Raio-X VW Taubaté Inauguração 1976 Área total / construída 3,7 milhões m² / 392 mil m² Empregados 2,9 mil Capacidade nominal 200 mil veículos/ano Produção acumulada 7,9 milhões Produtos já fabricados Passat, Gol, Voyage, Up! Produtos atuais Polo Track, Tera Operações produtivas Estamparia, Funinalia/Solda, Pintura, Montagem Final para ele nas linhas de Taubaté, também faz parte das possibilidades transferir em parte ou no todo a produção do Polo Track para a fábrica de São Bernardo do Campo, SP, que já produz a versão tradicional do hatch. Mas antes disto medidas internas já foram tomadas para manter alta a produtividade de Taubaté sem desequilíbrios nas várias áreas de manufatura. Uma delas foi a contratação, de janeiro a abril, de mais 260 novos empregados, sendo 40% mulheres. No momento a fábrica emprega mais de 2,9 mil pessoas. A Volkswagen calcula que estas contratações refletiram em 2,6 mil novos postos de trabalho nos 230 fornecedores nacionais do Tera. INVESTIMENTOS Na estamparia, onde as chapas de aço são cortadas e prensadas para produzir as diversas partes das carrocerias, a quantidade de ferramentas praticamente dobrou, cresceu 80,6%, para 354, com a chegada de 158 novos moldes para conformar a lataria do Tera. A área também recebeu um novo GOM, equipamento de medição automática de peças.

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