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Junho 2025 | AutoData 66 VW TERA » A FÁBRICA Também houve significativo aumento de automação na armação/funilaria, onde 78% das operações agora são automatizadas. Foram introduzidos de 347 novos robôs – eles agora somam 875 em toda a planta –, além de instalar de novas células de soldagem exclusivas para as carrocerias do Tera. Ali a engenharia deu seu jeitinho brasileiro para economizar na compra de equipamentos: desenvolveu um software que conseguiu colocar para trabalhar juntos, sem inconsistências, os robôs mais antigos da alemã Kuka com os mais novos da japonesa Fanuc. A pintura foi a área que menos precisou de novos investimentos, pois as instalações já são bastante modernas, com 40% das operações automatizadas e uso de pintura à base d’água. O novo prédio de quatro andares foi construído e entrou em operação em 2013, quando o Up! chegou às linhas de Taubaté. Mas a linha recebeu várias adaptações para pintar o Tera com suas novas formas e cores, o que demandou a reprogramação de robôs. Também foi instalada uma nova cabine de pintura bitom, para finalizar o teto preto da versão High Outfit do novo SUV. Desde 2024 os processos aquecidos de secagem e cura são alimentados com biometano, reduzindo em até 99% as emissões de CO2 em comparação com o combustível fóssil. Para elevar a capacidade de entrega de carros prontos também houve aumento de automação na linha de montagem final, como na instalação automática de molas nas rodas traseira. Ali 1,8 quilômetro de correntes fazem circular 242 veículos na mesma área, que entram só com a carroceria pintada e saem completamente montados com todos os itens, dos bancos, painel, revestimentos, faróis ao conjunto de motor e câmbio. A área que reúne a maior parte dos processos manuais emprega o maior contingente da fábrica, tem 980 trabalhadores e recebeu 170 dos 260 novos contratados. Foram agregados novos equipamentos para a instalação de módulos e sensores dos sistemas avançados de assistência ao motorista presentes no Tera, refletindo o crescimento exponencial da complexidade de eletrônica e informática a bordo dos novos carros. Para se ter ideia deste avanço, em 2022, quando foi encerrada em Taubaté a produção do Voyage e do Gol, estes dois modelos tinham dez módulos eletrônicos, o Polo Track tem 22 e o Tera soma trinta. Outra ação em favor da produtividade foi a ampliação da área de logística interna, que aumentou em 51% o volume de componentes em circulação com a adição de 1 mil 825 novas peças para o Tera, totalizando agora 5 mil 385 itens movimentados na fábrica. Com a produção do novo SUV a unidade passou a receber mais 65 caminhões por dia, elevando a movimentação

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