AutoData | Junho 2025 67 Excelência que impulsiona novas conquistas Há mais de 25 anos, a Brose do Brasil é parceira da Volkswagen do Brasil, desenvolvendo soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Como líderes de mercado de sistemas de porta e arrefecimento, temos orgulho de contribuir com a excelência que não se vê, mas se sente. Parabéns, Volkswagen do Brasil, pelo lançamento do Tera, que é mais um importante marco em sua história. Brose do Brasil ABRIMOS AS PORTAS PARA O FUTURO diária para 345 veículos de carga. Na transição da pintura para a montagem final um armazém vertical guarda até 220 carrocerias soldadas e pintadas, que serve como um colchão para regular o abastecimento da última etapa da manufatura. LINHA PREMIADA Apesar de seus quase 50 anos de atividade – começou em 1976 com o Passat – a fábrica de Taubaté é uma jovem senhora que sustenta indicadores industriais dos mais positivos, foi até premiada, em 2021, como uma das fábricas do grupo no mundo com os menores custos e elevados índices de produtividade e qualidade. Por isto sempre foi a opção natural da Volkswagen no Brasil para produzir seus produtos de maior volume, como foi o Gol, fabricado ali por 42 anos, e agora com o Polo Track e o Tera, este último com a declarada missão de ser um novo ícone de vendas da marca. Por permanecer tão produtiva nunca foi observada necessidade de se substituir o antigo método de transporte de carrocerias por correntes aéreas contínuas em todo o percurso da montagem final, processo em atividade desde 1978. Taubaté é a única fábrica do grupo no mundo que ainda usa as correntes contínuas, o que impõe certos riscos porque, em caso de problemas, é necessário parar a linha toda, não apenas a célula que apresenta algum desvio. Mas isto, segundo Wílson Zatti, não tem acontecido: “Desde que cheguei, em 2020, a linha aumentou sua produtividade de 95% para 97% do tempo sem paradas, porque com este processo nos obrigamos a não errar em nenhuma etapa da montagem, e conseguimos, pois temos índices de retrabalho muito baixos. Por isto pudemos deixar a linha como está, sem perdas. Para mudar isto seria necessário construir outro prédio, com investimentos muito mais altos”.
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