Junho 2025 | AutoData 68 Por Pedro Kutney Novo SUV compacto tem impacto relevante na cadeia de suprimentos da Volkswagen no Brasil, com 230 fornecedores nacionais Taubaté, SP, que desde março produz o novo SUV, com adição de 1 mil 825 novas peças à linha de montagem. Graças aos seus avanços tecnológicos e grande índice de conteúdo local o Tera atraiu quatro novos fornecedores para a Volkswagen, que até então não a atendiam. Não existe nenhum plano formal divulgado de aumento de nacionalização do Tera, mas o objetivo latente da empresa é de sempre elevar o grau de localização do produto para controlar custos e evitar riscos cambiais. A geração de empregos em toda a cadeia também é expressiva: com o aumento das compras estimuladas pelo Tera a Volkswagen calcula a abertura de 2,6 mil postos de trabalho em todos os fornecedores do novo SUV. VW TERA » OS FORNECEDORES Mais R$ 3,2 bi em compras A produção do SUV Tera no Brasil gera impactos econômicos significativos e injeta novos recursos em toda a cadeia de produção no País. Somente até o fim deste ano, segundo calcula a Volkswagen, o novo modelo será responsável por adicionar pouco mais de R$ 3,2 bilhões ao seu orçamento de compras, valor equivalente a 12% do total de R$ 26,3 bilhões que estima gastar no País, em 2025, com aquisição de componentes e serviços. Ainda de acordo com a fabricante o Tera é cliente de 58% dos 414 fornecedores da Volkswagen no Brasil. Ele nasce com elevado índice de nacionalização de 80%: dos seus 241 fornecedores de componentes 230 são empresas instaladas no Brasil e 21 delas estão localizadas no Vale do Paraíba, região que abriga a fábrica de Divulgação/VW.
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