422-2025-06

86 Junho 2025 | AutoData INDÚSTRIA » MARCO HISTÓRICO Para abrir o segundo turno e aumentar a produção neste novo ciclo de investimento a fábrica já contratou mais trezentos profissionais no início deste ano, totalizando agora 1,8 mil empregados diretos. O polo de Porto Real opera hoje em um turno e meio e, à medida que a demanda crescer, o ritmo será ampliado, pondera Cappellano: “Pode ser no fim do ano ou no ano que vem. Não faremos previsões, acompanharemos a evolução do mercado”. Neste cenário a capacidade da fábrica é de 130 mil veículos por ano. Considerando a possibilidade de trabalhar em três turnos com o aumento do portfólio o volume poderá chegar a 180 mil unidades. Hoje o ritmo está em 31 carros por hora e 257 por dia. Com o novo carro cinco novos fornecedores serão agregados para suprir a fábrica, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026, somando então nove empresas que operam desta forma em Porto Real. Cappellano não falou sobre o índice de nacionalização mas assegurou que a unidade está alinhada a outras plantas como Goiana, PE, e próxima a Betim, MG. 24 ANOS, 10 CITROËN, 9 PEUGEOT A fábrica de Porto Real foi projetada para produzir carros compactos das duas marcas do antigo Grupo PSA. Desde a inauguração, em 2001, até o ano passado, quando a produção dos modelos Peugeot foi definitivamente transferida para a Argentina, foram fabricados na unidade 800 mil carros com a marca do leão, que somados aos 1 milhão de Citroën perfazem volume de 1,8 milhão de veículos em 24 anos de operação, além de 2,4 milhões de motores. Em 23 anos, até o começo de 2024, sem contar reestilizações foram produzidos em Porto Real nove modelos Peugeot: os hatches 206, 207 e 208, as peruas 206 SW e 207 SW, a picape Hoggar, o sedã 207 Passion e o último deles foi o SUV compacto 2008. Foram dez os Citroën já fabricados em Porto Real. A marca inaugurou a fábrica, em 2001, com a minivan Xsara Picasso e logo depois recebeu a primeira geração do hatch C3. Em quase duas décadas e meia a linha sempre se concentrou em hatches e monovolumes, alguns adaptados para serem chamados de SUVs, como foi o caso do sóbrio C3 Picasso e do irmão aventureiro C3 Aircross, lançados no início dos anos 2010. Ao longo da mesma década foi introduzida a segunda geração do C3 e do Aircross, bem como o SUV C4 Cactus, produzido até o início de 2024. A família C-Cubed chegou a Porto Real em 2022 com as terceiras gerações do C3 e do Aircross, no ano seguinte, aliado ao inédito SUV-cupê Basalt lançado há menos de um ano, no fim de 2024. Todos os Citroën já produzidos em Porto Real: 1 milhão no total.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=