89 AutoData | Junho 2025 Filosa com John Elkann em fevereiro, durante visita à fábrica da Jeep em Sterling Heights, nos Estado Unidos: ambiente preferido. administração, que referendou a escolha por unanimidade – não sem declarar que a indicação foi feita “após um rigoroso processo de seleção de candidatos internos e externos”, isto depois de seis meses de especulações e de notícias na imprensa internacional que já davam Filosa como nomeado para a missão. BOLA CANTADA E FESTEJADA Em dezembro passado, com a abrupta queda do CEO Carlos Tavares, posto que ocupou por quase três anos desde a criação da Stellantis que ele próprio ajudou a consolidar, Filosa já aparecia como bola cantada para ser o novo CEO, ao menos para os muitos que o conheciam que já diziam isto quando Tavares ainda era o chefe e, no fim de 2023, o tirou do comando da empresa na América do Sul para ser o CEO global da Jeep. Dali alguns já apostavam que o próximo pulo seria para a liderança global do grupo. Mas houve uma escala derradeira antes, talvez até como teste para consolidar a escolha: em outubro de 2024, com Tavares ainda lá, Filosa acumulou o comando da Jeep com o de chefe de operações da Stellantis nas Américas e de todas as marcas estadunidenses. Foi talvez o início da tentativa de apaziguar os ânimos acirrados contra Tavares de fornecedores e concessionários nos Estados Unidos, acusado de inflar estoques das lojas com veículos de difícil venda. Menos de dois meses depois o português se foi e o italiano ficou na mesma posição, acrescentada em fevereiro passado pelo cargo de chefe global de qualidade do grupo, até que em 28 de maio foi anunciado como novo CEO. Dias após o anúncio o próprio Tavares disse, em entrevista à Bloomberg, que Filosa é “uma escolha lógica”, mas ponderou que para liderar terá de contar com o apoio do conselho de administração, coisa que ele não teve e por isto saiu. Os primeiros sinais, contudo, revelam que Filosa já conta com muito apoio interno na companhia, especialmente daqueles que conviveram com ele e torciam por sua nomeação. Um destes, ao ser perguntado se a indicação havia sido bem recebida pelos colegas da empresa no Brasil, disse: “Apure os ouvidos e escutarás a música de fundo e as taças brindando”. E justificou: “Muito bem recebido. É uma liderança inspiradora e humana, realmente focado nas pessoas e apaixonado por carros. Entende e dialoga com toda a cadeia de valor, que são fornecedores, empregados, concessionários e consumidores. É a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa”. BOM RELACIONAMENTO Ao contrário de Tavares, no entanto, Filosa assume o comando quando a empresa sofre com queda expressiva de vendas e lucros. Mas não é a primeira vez que ele enfrenta tal situação: quando foi escalado para a direção da FCA Latam, em 2018, a empresa passava por momento de declínio no Brasil que logo se transformou em ascensão acelerada. Por isto hoje a América do Sul não é um problema para a Stellantis, a região vem entregando resultados financeiros consistentes, um legado de Filosa. Não por acaso o novo CEO escolheu a Europa e os Estados Unidos para fazer suas primeiras visitas, para conhecer de perto os problemas e as demandas de concessionários, fornecedores e trabalhadores. Esta maneira de agir, de conversas francas olho no olho, e de reconhecer erros da empresa é uma marca de Filosa que
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=