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90 Junho 2025 | AutoData CARREIRA » SUCESSÃO está sendo elogiada até por quem estava bastante irritado com a companhia: os concessionários que vêm perdendo vendas. “Muito comunicativo e acessível. Ele não precisou de apresentações, identificou todas as concessionárias pelo nome e onde ficam suas lojas. Isto já diz muito sobre a pessoa”, afirmou à Autonews Sean Hogan, vice-presidente do Sierra Auto Group, que participou de uma reunião com Filosa há alguns meses. Kevin Farrish, que presidiu o Conselho Nacional de Concessionários Stellantis em 2024, foi na mesma linha: “Somos uma parte importante do lucro deles e ele precisa que os Estados Unidos tenham sucesso. É muito bom ver que ele está atacando, desde o início, coisas que já tínhamos pedido ao Tavares”. Filosa começou a reconquistar a confiança perdida dos concessionários poucos meses antes de se tornar CEO, quando ainda lidava com as operações estadunidenses. Em um encontro com o conselho de revendedores disse o que todos queriam ouvir: reconheceu que “foi um erro”, em 2023, tirar de linha o Jeep Cherokee, que representava de 20% a 25% das vendas da marca nos Estados Unidos, deixando as revendas sem nenhum substituto à altura no popular segmento de SUVs médios. “Naquele momento pensei: ‘Este é o cara certo’”, disse à Autonews o revendedor David Kelleher, um dos presentes à reunião. O executivo já havia enfrentado e superado problema parecido no Brasil, quando iniciou seu período à frente da FCA Latam: os concessionários Fiat reclamavam estar à míngua de bons produtos para vender, como recorda o concessionário José Maurício Andreta Júnior: “Ele foi o grande responsável por levar a Fiat para a situação de hoje, líder no mercado no Brasil. Filosa sabe formar equipes, se relacionar com seus colaboradores e com a rede, sendo simpático e competente. Conversei com outros concessionários Fiat e todos ficaram felizes com a nomeação dele”. PISANDO NO TERRENO Talvez por acreditar que já costurou boas negociações nos Estados Unidos, Filosa iniciou suas visitas pela Europa, onde as marcas da Stellantis também estão perdendo participação. Apesar de ser italiano Filosa com o presidente Lula em 2023, na fábrica de Goiana: legado de crescimento e investimentos no Brasil quando dirigiu a Stellantis América do Sul.

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