91 AutoData | Junho 2025 o executivo passou pouco tempo da carreira na matriz, logo nos primeiros anos foi expatriado para o Brasil. Para se atualizar sobre as operações no Velho Continente Filosa fez uma das coisas que mais gosta: pisar no chão de fábricas. Esteve em plantas históricas e importantes do grupo, como na Fiat em Mirafiori, Itália, e na Peugeot em Sochaux, França, além de passar também por Espanha e Alemanha. Segundo a La Tribuna de Automación, da Espanha, um dos planos que Filosa deverá tocar, ainda em fase de esboço, é reestruturar a rede de concessionárias europeias. As marcas premium da Stellantis, DS, Alfa Romeo e Lancia, deverão deixar de ter rede própria e compartilhar o showroom com outras marcas de volume, a exemplo do que já ocorre com a Abarth, na Fiat, e poderá ser estendido para a DS na rede Citroën e Alfa Romeo na rede Fiat. O objetivo é retomar a rentabilidade perdida no último ano. Filosa já demonstrou ter habilidade para costurar negociações, colocar fábricas de pé e acertar rumos. “Em um momento de profundas incertezas é bom estar ao lado de quem conhece o caminho”, afirma uma fonte que conviveu por muito anos no trabalho com Filosa. Para recolocar a Stellantis no caminho da rentabilidade, no entanto, é provável que muita gente não tenha o mesmo ímpeto napolitano de fazer as coisas: “Quando você acelera o ritmo há uma seleção natural de quem continua na corrida”, complementa a fonte, ao avaliar a velocidade de ação do chefe. Em seu perfil no LinkedIn, no dia em que sua nomeação foi divulgada, Filosa agradeceu a confiança de John Elkann e do conselho: “Obrigado por confiar em mim para guiar nossa jovem empresa enquanto continuamos nossa jornada para atingir nosso potencial máximo”. Também não se esqueceu do apoio da equipe: “São vocês que tornam esta empresa tão especial. Vocês me motivaram, me inspiraram e me emocionaram de muitas maneiras. Estou animado para passar o próximo mês viajando para o máximo de lugares possível, conectando-me com nossas equipes”. Por fim deu uma pista da filosofia de sua gestão, citando o CEO que tirou o Grupo Fiat do buraco, salvou a Chrysler e criou a FCA: “Como diria Sergio Marchionne, ‘a mediocridade não vale a viagem’ ”.
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