109 AutoData | Julho 2025 objetivo é levar o portfólio da Renault para patamar superior, com mais produtos dos segmentos C e D, de maior rentabilidade: “Queremos dobrar o faturamento por veículo vendido fora da Europa”. Segal comemora os resultados preliminares da sua estratégia global de vendas com o crescimento de 21,1% na América Latina este ano sobre igual período de 2024. Na Coréia do Sul, com o lançamento do Grand Koleos, um dos quatro modelos da ofensiva internacional, as vendas cresceram 147%. No Marrocos, outro mercado importante para a Renault, as vendas subiram 45,5% com o lançamento do Kardian por lá. E a fabricante francesa lidera as vendas na Turquia com 11% de participação de mercado. NÍVEL SUPERIOR Produzido sobre plataforma RGMP, Renault Group Modular Platform, que já gerou também o Kardian, lançado no Brasil no ano passado, o Boreal tem porte vistoso e imponente com seus 4m56 de comprimento, trazendo uma nova identidade visual para os SUVs da marca francesa. O desenho da dianteira, segundo a fabricante, é inspirado no conceito Niagara, picape média-compacta apresentada ainda em 2023, que também deverá ser produzida no Complexo Ayrton Senna como uma derivação do novo SUV, sobre a mesma plataforma. Dentre as muitas novidades do modelo, o Boreal será o primeiro carro da Renault a utilizar a tecnologia Google Automotive Service, que permite diversos comandos do veículo pela voz, além de atualizações remotas do sistema de infoentretenimento. Outra funcionalidade inédita para um SUV desta categoria é a reprodução do Google Maps ou do Waze no painel em frente ao motorista. O cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel duplo horizontal: a primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, logo ao lado se encontra outra tela de 10 polegadas do sistema multimídia central. No console encontra-se a alavanca da transmissão automática de dupla embreagem tipo e-shifter, enquanto que o volante multifunções tem botões metálicos retroiluminados. Os bancos dianteiros elétricos têm memória de posição e massagem para o motorista. O espaço interno é generoso e os ocupantes têm à disposição porta- -objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente e duas atrás, carregador por indução e ar-condicionado de dupla zona de temperatura com saídas de ar para o assento traseiro. O porta-malas é grande, com um volume de carga de 522 litros. Segundo a Renault o Boreal tem 24 sistemas de segurança e assistência ao motorista, incluindo assistente de permanência e centralização na faixa de rodagem, controle adaptativo de velocidade e distância, o ACC, e frenagem automática de emergência. O motor utilizado no Boreal é o 1.3 TCe turbinado com injeção direta, disponível na versão flex para o Brasil, com até 163 cv. Para aumentar a economia o carro virá equipado com sistema stop-start. O novo SUV também deverá ser o primeiro híbrido flex da Renault.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=