121 AutoData | Julho 2025 Após investimento de R$ 500 mil em adequações técnicas e operacionai, o centro técnico da Cummins Brasil, em Guarulhos, SP, renovou as certificações internacionais R49.06, R85.05 e R24.05 junto à agência VCA UK, Vehicle Certification Agency, do Reino Unido, autoridade global em homologação automotiva. De acordo com a companhia estas certificações garantem a conformidade com motorizações diesel Euro 3 a 6, permitindo à Cummins trabalhar em países que seguem estes marcos regulatórios de emissões. O centro tem capacidade de realizar testes com o sistema RDE MEMS, Real Drive Emissions Mobile Emissions Measurement System, que utiliza três equipamentos de última geração, dois deles recém-adquiridos, com investimento superior a € 1 milhão por unidade. A tecnologia permite medir emissões de poluentes em condições reais de uso do veículo, como vias urbanas, estradas e terrenos rurais. A Stellantis introduziu no Polo Automotivo de Betim, MG, testes de colisão para veículos híbridos e elétricos, que seguem procedimentos similares aos aplicados em veículos a combustão, mas com foco em aspectos críticos relacionados às baterias e sistemas elétricos. O lançamento da nova estrutura do Safety Center South America contou com a presença do recém-empossado CEO global Antonio Filosa, que inaugurou o centro durante sua gestão no Brasil. De acordo com a companhia a modernização do espaço representa importante avanço tecnológico, ao ampliar a capacidade de desenvolver localmente soluções inovadoras dedicadas à segurança veicular. No Safety Center equipe especializada com mais de cinquenta engenheiros conduz rigorosos protocolos de avaliação. Cummins renova certificações internacionais de centro técnico Stellantis adota em Betim testes de colisão para elétricos e híbridos Unicamp terá primeiro centro de mobilidade elétrica A Unicamp anunciou a criação do Cemobe, Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica, o primeiro do gênero na América Latina, dedicado ao desenvolvimento de soluções em mobilidade elétrica, sistemas híbridos, veículos agrícolas eletrificados e infraestrutura para testes e certificações. Com sede própria de 1,6 mil m², prevista para ser concluída em até dois anos, o investimento inicial para a construção é de R$ 15 milhões, com subvenção da Finep. O Cemobe já nasce com mais de vinte projetos em andamento que somam R$ 105 milhões mobilizados, envolvendo mais de duzentos pós-graduandos, cem alunos de graduação, 33 docentes e quarenta empresas parceiras. O centro será também um espaço de teste e certificação, com laboratórios de motores elétricos, eletrônica de potência, dinâmica veicular, armazenamento de energia e oficina de prototipagem rápida. O prédio será instalado no HIDS, Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Unicamp baseada na criação de um distrito de inovação inteligente, dedicado à geração de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável. Divulgação/Stellantis Divulgação/Cummins
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