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29 AutoData | Julho 2025 Carro sustentável reúne interessados no mesmo palco: Haddad, ministro da Fazenda, Calvet, da Anfavea, e Arcélio Jr., da Fenabrave, sob o olhar atento de Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. ro Sustentável o governo também adotou novo cálculo de IPI. As novas alíquotas, que entrarão em vigor dentro de três meses, já tinham sido estabelecidas pelo Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, aprovado como lei há mais de um ano, mas ainda faltava a regulamentação das tarifas, que obedecem a uma tabela de bônus e malus, com reduções e elevações. A alíquota base do IPI foi fixada em 6,35% para automóveis e em 3,9% para comerciais leves, mas pode variar para cima ou para baixo levando em conta uma combinação de critérios. Quanto maior for a reciclabilidade, eficiência energética, desempenho estrutural e adoção de sistemas de segurança, e menor for a emissão de CO2 e potência do motor, mais pontos de desconto no IPI o veículo pode obter. Do contrário adiciona pontos e terá de pagar mais imposto. “O mecanismo alia preocupação ambiental com justiça social: veículos econômicos e menos poluentes terão alíquotas menores e os que mais poluem terão alíquotas maiores”, resumiu Alckmin. O novo IPI valerá só até o fim de 2026, quando começa a ser adotado gradualmente o IVA, imposto sobre valor agregado que substituirá todos os demais tributos sobre consumo no País até 2032, conforme a reforma tributária aprovada no fim de 2023. Alckmin esclareceu ainda que as Divulgação/MDIC novas alíquotas e o IPI zerado dos carros de entrada não geram impacto fiscal, pois seus efeitos têm soma zero. BÔNUS E MALUS Tabelas divulgadas pelo MDIC elucidam como o novo IPI será calculado. O primeiro critério é a tecnologia de propulsão e a fonte energética utilizada. Carros elétricos e híbridos flex plug-in, por exemplo, de cara têm desconto de 2 pontos na alíquota de 6,35%, híbridos flex leves ganham 1 ponto, modelos a combustão movidos exclusivamente a etanol levam meio ponto e os flex não ganham nem perdem nada na tarifa. Na mão contrária um híbrido plug-in a gasolina terá o IPI majorado em 2 pontos, se for híbrido a diesel o imposto encarece 3 pontos, e ficará 12 pontos maior no caso de um SUV exclusivamente equipado com motor diesel, que recebe a majoração máxima do tributo. No caso de uma picape a diesel, enquadrada como comercial leve, o aumento máximo previsto no IPI será de 2,5 pontos, em um claro alívio a proprietários de picapes e utilitários. Também é levada em conta a potência do veículo: carros com motorização inferior a 55 cv têm desconto de 2,15 pontos, que cai a 1,75 ponto para até 66 cv, 0,25 para até 72 cv e zero até 85cv, mas o IPI sobe 0,75 ponto para motores acima de

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