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35 AutoData | Julho 2025 Por Pedro Kutney A produção de veículos no Brasil alcança marco numérico que conta a história do desenvolvimento econômico do País. A indústria automotiva superou desconfianças, floresceu, passou por períodos de prosperidade e decadência, profundas transformações, mostrou resiliência e segue em busca de seus melhores resultados. A indústria automotiva no Brasil já tem uma admirável história para contar, de 100 milhões de veículos produzidos. O marco histórico foi silenciosamente atingido em 2024, quando, ao fim do ano, foram contabilizadas pela Anfavea 100,7 milhões de unidades, contando também os produtos desmontados – principalmente kits CKD exportados para montagem final no Exterior, que foram incluídos à conta dos fabricantes a partir de 1972. Levando em conta somente automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus completamente montados, até junho de 2025, a soma é um pouco menor: 97,7 milhões. Mas o que importa, mesmo, é o tamanho e o significado desta história. A trajetória da indústria automotiva no Brasil se confunde com o próprio desenvolvimento econômico do País, porque sua longa cadeia produtiva contribui com investimentos bilionários, avanços tecnológicos e geração de empregos melhor remunerados, influenciando direta e indiretamente a vida de milhões de pessoas. Poucos países no mundo – e nenhum ao Sul da linha do Equador – atingiram e superaram a marca de 100 milhões de veículos produzidos, muito menos com grau tão alto de nacionalização da cadeia produtiva e localização da produção de componentes. Desde que decidiu ter uma indústria automotiva para chamar de sua, a partir de 1956 com a adoção da primeira política industrial dedicada ao desenvolvimento do setor, o Brasil rapidamente subiu – e raras vezes saiu – ao seleto grupo dos dez maiores produtores mundiais. Isto é importante porque este setor afeta muitos outros e é um potente motor do desenvolvimento econômico, aquele que fomenta o avanço tecnológico e social. É inegável a melhoria das condições de vida ao lado das centenas de fábricas de veículos e de autopeças que foram construídas no País nos últimos mais de cem anos. É precisamente por isto que todos os governos do mundo concedem incentivos, estímulos e proteção à indústria automotiva – no Brasil não foi diferente. PERÍODOS HISTÓRICOS Para melhor entendimento este caderno especial de AutoData, que conta a história dos primeiros 100 milhões de veículos produzidos no País, foi dividido em cinco períodos históricos que somam um século de desenvolvimento do setor: A Pré-História, de 1904 a 1956, A Nacionalização, de 1957 a 1989, A Abertura, de 1990 a 1995, O Novo Salto, de 1996 a 2010, e Novas Políticas, de 2011 a 2024. Cada período foi marcado por impulsos, principalmente de políticas industriais dos diferentes governos ao longo do tempo, que fizeram a produção automotiva ganhar escala crescente, mesmo que sucedidos por intervalos de queda – que sempre acabam por suscitar novos estímulos. Sem passado não existe futuro e por isto é importante revisitar a história e seus marcos, para aprender com erros e acertos, e seguir em frente com mais eficiência. Decerto a indústria automotiva, ao relembrar como foram produzidos os seus primeiros 100 milhões de veículos, poderá traçar planos para fazer mais e melhor.

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