36 Julho 2025 | AutoData A história da indústria automotiva no Brasil tem uma pré-história, iniciada bem antes da adoção de um programa oficial com incentivos para a instalação de fábricas e nacionalização de produtos, o que só ocorreria a partir de 1956. Na primeira metade do século 20 alguns empreendedores nacionais, importadores e fabricantes estrangeiros decidiram tentar a sorte com a localização de linhas de montagem de veículos em Por Pedro Kutney As primeiras linhas de montagem Antes, mesmo, da adoção de um programa organizado para instalação da indústria automotiva no Brasil fabricantes estrangeiros e importadores começaram a montar veículos e instalar fábricas no País na primeira metade do século 20 um país que mal tinha estradas, muito menos um setor industrial que merecesse este nome. Apesar do mercado limitado, industrialização tímida e nenhum incentivo formal ao longo de cinco décadas estas empresas montaram no País cerca de 550 mil veículos, incluindo carros, utilitários, caminhões e ônibus, segundo estimativas baseadas na divulgação de volumes por algumas montadoras, pois naquela época Fotos: Reprodução internet/Lexicar Em 1936 a GM montou o seu milésimo veículo no Brasil, um caminhão Chevrolet, já na fábrica de São Caetano do Sul ESPECIAL 100 MILHÕES » A PRÉ-HISTÓRIA [1904-1956 » 550 MIL]
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