37 AutoData | Julho 2025 sequer havia o controle estatístico oficial da produção. Mesmo com baixos volumes e baixa industrialização estas primeiras linhas de montagem foram fundamentais para dar o primeiro empurrão ao desenvolvimento da cadeia automotiva nacional, com a criação dos primeiros fornecedores de componentes, que chegaram a contribuir com níveis de nacionalização que com o tempo chegaram a mais de 40%. Em uma época que os navios eram menores, os contêineres nem tinham sido inventados e os transoceânicos roll-on/ roll-off com milhares de veículos a bordo eram peça de ficção, fazia sentido importar os carros desmontados em caixotes para montagem local com baixos volumes. Eram produtos destinados ao nascente transporte motorizado de mercadorias e pessoas, além de alguns poucos automóveis comprados para a mobilidade individual da elite nacional, ainda em número menor do que é hoje – basta dizer que o primeiro emplacamento de que se tem notícia na cidade de São Paulo, o veículo 001, registrado em 1903, pertencia ao conde Francisco Matarazzo, ele mesmo um precursor da industrialização brasileira. A ORIGEM Para historiadores do setor a origem da indústria automotiva nacional data de quando dois italianos pintores de carruagens e palacetes que imigraram para o Brasil, os irmãos Luigi e Fortunato Grassi, fundaram a Luiz Grassi & Irmão, em 1904, no Centro de São Paulo, uma oficina especializada em reparar charretes e coches puxados por cavalos – negócio que perdurou até 1920. Nasceu assim a primeira encarroçadora do País, que a partir de 1909 começou a produzir carrocerias sobre chassis de automóveis importados da Europa e dos Estados Unidos – até os anos 1940 era bastante comum, em vários países, o encarroçamento de carros por empresas especializadas em mercado paralelo ao dos fabricantes de veículos completos. Em poucos anos a Grassi se transformou em um fornecedor nacional de carrocerias, tanto para veículos importados como para os primeiros modelos montados no Brasil por Ford e General Motors. Em 1911 a empresa fabricou sua primeira carroceria de ônibus sobre chassi importado De Dion-Buton. Em 1929 tornou-se fornecedora regular da GM, produzindo ...ambulância sobre chassi International 1936 ...a linha de picapes no Ipiranga em 1952 GRASSI: carroceria do Ford T 1919... FORD: visitas na linha em 1922... ...Jardineira sobre Ford T 1925... ...a fábrica da Rua Sólon em 1929...
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