38 Julho 2025 | AutoData cabines e caçambas de caminhões Chevrolet. Nos anos 1930 especializou-se nos ônibus, encaroçando chassis de diversos fabricantes, até tornar-se o maior produtor de carrocerias da América do Sul, já nos anos 1960. Neste período a empresa chegou até a ser uma associada da Anfavea, a associação nacional dos fabricantes de veículos, mas entrou em decadência, foi vendida algumas vezes – a última delas para o Grupo Itatiaia, concessionário da Mercedes-Benz – e, em 1970, fechou as portas e vendeu os ativos da fábrica então instalada no bairro paulistano de Vila Leopoldina. INVASÃO ESTRANGEIRA Até os anos 1930 houve muitas iniciativas de importadores de montagem de veículos no País, mas sempre com volumes incipientes. O salto produtivo relevante só aconteceu com a chegada de fabricantes estrangeiros que decidiram assumir suas operações industriais e comerciais. Para muitas destas empresas o promissor mercado brasileiro foi um dos primeiros, ou até o primeiro, a abrir o caminho da internacionalização que criou as gigantes multinacionais do setor. A primeira indústria automotiva de fato a se instalar oficialmente no Brasil foi a Ford, que em 1919 começou a montar, na região central da Capital paulista, o seu icônico Modelo T, carro que deu origem ao sistema produtivo de linha de montagem e revolucionou os custos da indústria, tornando o veículo um bem acessível. Mas São Paulo não foi o berço do primeiro Ford T montado no País, pois um ano antes, em 1918, o empresário Antônio Navarro Lucas obteve licença da companhia para montar dez unidades por mês em Salvador, BA – por ironia histórica, mesmo Estado em que a Ford ergueria sua mais moderna fábrica brasileira, mais de oitenta anos depois. Com falta de concorrentes competitivos o Modelo T rapidamente se converteu no carro mais popular do País. As vendas cresceram tão rápido que a Ford logo decidiu investir em uma fábrica de verdade, a primeira no Brasil especialmente planejada para produzir veículos por arquitetos contratados pela empresa nos Estados Unidos. Inaugurada em 1921 na Rua Sólon, no Bom Retiro – prédio que até hoje está lá como testemunha silenciosa da industrialização nacional –, a nova fábrica representou um grande avanço em relação aos galpões alugados no Centro. Em 1923, com 124 funcionários, a produção brasileira já somava 4,7 mil automóveis e 360 tratores por ano. Em 1925 os veículos Ford já representavam 60% da frota nacional e a fábrica também produzia caminhões e chassis para as jardineiras encaroçadas pela Grassi. Foi quando chegou seu primeiro concorrente de peso e a segunda indústria automotiva estrangeira a se instalar no Brasil, a General Motors, que inaugurou no GM: a fábrica de São Caetano operando em 1936... ...e a primeira linha de montagem no Ipiranga, em 1925 ESPECIAL 100 MILHÕES » A PRÉ-HISTÓRIA [1904-1956 » 550 MIL]
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=