39 AutoData | Julho 2025 País sua segunda subsidiária internacional. Começou montando automóveis, utilitários e caminhões de suas diversas marcas, principalmente Chevrolet, em um prédio alugado no bairro do Ipiranga. Apenas três anos depois os volumes de produção superaram todas as expectativas: 50 mil veículos montados, número equivalente à toda a frota nacional em 1925. O sucesso motivou o investimento em uma moderna fábrica, inaugurada em 1930 em São Caetano do Sul, SP – então um distrito de São Bernardo do Campo –, até hoje em atividade. A terceira estrangeira a se instalar no País, também originária dos Estados Unidos, foi a International Harvester, fabricante de caminhões e tratores agrícolas – que décadas mais tarde foi renomeada como Navistar, hoje uma empresa do Grupo Traton, braço de veículos comerciais pesados do Grupo Volkswagen. Em 1926 a IH começou a montar caminhões importados em São Paulo, interrompeu as atividades durante o período da Segunda Guerra Mundial e, em 1949, voltou a produzir seus veículos de carga em Santo André, SP, somando mais uma fábrica ao nascente polo automotivo da Região do ABC. ADENSAMENTO PÓS-GUERRA Embora tenha sido um período difícil de restrição de componentes importados e redução da produção a Segunda Guerra teve efeito colateral benéfico: promoveu o surgimento de fornecedores nacionais, adensando a cadeia produtiva. Ao fim do conflito o País já somava cerca de cinquenta produtores de autopeças, incluindo o principal insumo da indústria, o aço, produzido pela estatal CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, instituída Linhas de montagem no Brasil – 1919 – 1956 Empresa Local Início/Fim Produtos Produtos Ford General Motors FNM Willys-Overland Vemag International Brasmotor Volkswagen • R. Florêncio de Abreu, Centro, S. Paulo (até 1920) • Pça. da República, Centro, S. Paulo (até 1921) • R. Sólon, Bom Retiro, S. Paulo (até 1953) • Ipiranga, S. Paulo • Ipiranga, S. Paulo (até 1930) • S. Caetano do Sul, SP • Xerém, RJ • S. Bernardo do Campo, SP • Ipiranga, S. Paulo • S. Paulo (até 1940) • 1949 – S. André, SP • S. Bernardo do Campo, SP • Ipiranga, S. Paulo 1919 1925 1948 1954 1945 1926 1945/1957 1953 Automóveis, caminhões, chassi para ônibus e tratores Ford. Automóveis, utilitários, caminhões e ônibus Chevrolet. Caminhões Isotta Fraschini e Alfa Romeo Jeep Willys • Automóveis e caminhões Studebaker • 1953 – Caminhões Scania Vabis • 1953 – Tratrores Massey-Ferguson Caminhões e tratores IH • Caminhões e automóveis do Grupo Chrysler • 1951/3 – Volkswagen Fusca VW Fusca e Kombi Fonte: Pesquisa Lexicar OBS.: Foram considerados apenas fabricantes de automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus; os anos reportados são de início e fim da produção.
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