42 Julho 2025 | AutoData representava sozinha 20% dos caminhões a diesel vendidos no País, superando os ainda importados Volvo e Mercedes-Benz – a fabricante alemã, por sinal, já montava kits CKD em São Paulo e no Rio de Janeiro pelas mãos de seu importador, o polonês Alfred Jurzykowski, que a esta altura já tinha planos prontos para a instalação da fábrica da companhia no Brasil. Ao fim dos 52 anos da pré-história da indústria automotiva no Brasil, com uma frota registrada em circulação de menos de 1 milhão de veículos, contando também os importados inteiros, Ford e GM dividiam o domínio de mais da metade do mercado nacional, com respectivos 26,2% e 26,9% de participação nas vendas. As duas também dividiram 91% do total de veículos montados de 1919 a 1956, com cerca de 250 mil unidades cada uma, contra perto das 50 mil estimadas de todas as outras montadoras em atividade. Em 1954 o governo criou a CEIMA, Comissão Executiva da Indústria de Material Automobilístico, com a função de coordenar as políticas dedicadas à industrialização do setor automotivo no País e convidar empresas a apresentar projetos de nacionalização de veículos. Contudo a iniciativa não deslanchou em função do suicídio de Vargas e de suas consequências políticas. Mas as bases estavam lançadas e os planos foram retomados no governo seguinte, de Juscelino Kubitschek, que começou a trabalhar pela instalação da indústria automotiva completa no País ainda antes de sua posse. Nesse sentido, já em dezembro de 1955, ele esteve presente na inauguração da Sofunge, Sociedade Técnica de Fundições Gerais, em São Paulo, ainda fruto dos estímulos iniciados no governo Vargas. Ali começava mais uma etapa fundamental para a nacionalização dos veículos produzidos no País: a fundição do primeiro bloco de motor no Brasil, fornecido à Mercedes-Benz, que iniciaria no ano seguinte suas operações industriais em São Bernardo do Campo. Assim foi o amanhecer da indústria automotiva nacional. WILLYS-OVERLAND: os primeiros Jeep... ...na fábrica de São Bernardo... ...que produziu 5 mil deles já no primeiro ano VOLKSWAGEN: Fusca e Kombi montados no Ipiranga, em 1953... ...e a oficina de montagem de partes importadas da Alemanha ESPECIAL 100 MILHÕES » A PRÉ-HISTÓRIA [1904-1956 » 550 MIL]
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