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» EDITORIAL AutoData | Julho 2025 Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Pedro Kutney, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Caio Bednarski, Lucia Camargo Nunes, Nicolas Borges, Soraia Abreu Pedrozo Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa Arte sobre foto divulgação/ VW Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas e Rosa Damiano Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora autodataseminarios autodataseminarios Por Pedro Kutney, editor Resiliência pavimenta o futuro De que valeu produzir mais de 100 milhões de veículos em mais de 100 anos? Esta pergunta, ou parte significativa dela, pode ser respondida nas cinquenta páginas que, nesta AutoData, contam a história desta trajetória que colocou a indústria automotiva no caminho do desenvolvimento econômico do Brasil. Porque são estas tantas histórias de tantos anos que traçaram os rumos do setor até aqui e são elas que pavimentam seu futuro. Aprende-se, relembrando o passado, que a indústria construtora de veículos nem sempre desejou se instalar aqui mas que o País sempre quis o setor, porque os governantes perceberam, há muito tempo, que este é um importante motor do desenvolvimento econômico de qualidade, aquele que traz à sociedade os benefícios da evolução tecnológica, gera conhecimento e empregos melhor remunerados. É precisamente por este motivo que as maiores economias do mundo têm na indústria automotiva forte um pilar fundamental de seu sucesso. Neste sentido, superar a marca de 100 milhões de veículos produzidos em um país como Brasil, lamentavelmente ainda mais cheio de pobres do que de ricos, pode ser considerada uma façanha industrial e tanto. Por isto consideramos importante contar como se deu esta trajetória em um caderno especial nesta edição. Esta, aliás, é a missão desta publicação que nasceu há quase 33 anos e que já ajudou a contar cerca de um terço das histórias do setor – e segue contando. A conclusão que se tira é que este é o mais resiliente setor da indústria nacional, pois sempre que esteve ameaçado – e não foram poucas vezes – conseguiu se transformar e dar novos saltos, saindo de poucas milhares de unidades produzidas por ano para saltos milionários, com soluções tão exóticas quanto eficientes como foi o carro a álcool e o flexfuel, que driblam problemas globais com ações nacionais. Esta teimosa resiliência em ter uma indústria automotiva estabeleceu o País não só como um dos dez maiores produtores mundiais mas como o único que tem solução ambiental barata e pronta para uso no combate às emissões causadoras do aquecimento global. A possibilidade de impulsionar uma frota com a energia mais limpa do planeta, aliada a uma política econômica distribuidora de renda e da mobilidade, tem grandes possibilidades de ser o novo estilingue que o setor precisa para dar seu próximo salto ao futuro. Nós seguiremos aqui para contar esta história.

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