Julho 2025 | AutoData 52 Reprodução Internet/Lexicar em 23 anos, desde 1957. Mas após duas crises do petróleo, em 1973 e 1979, as receitas líquidas caíram, em 1980, para US$ 11,3 bilhões – US$ 46,6 bilhões atualizados –, demonstrando desaceleração do mercado e aversão a preços maiores. Os anos 1970 também foram marcados por investimentos em novas fábricas no País – inclusive de novos fabricantes, os primeiros a chegar depois dos primeiros momentos da industrialização do setor. A GM investiu em nova linha de produção em São José dos Campos para lançar, em 1973, o compacto Chevette, com o qual ganharia mais volumes nos anos seguintes. A Fiat – que já tinha montado carros, em 1928, no bairro paulistano da Mooca e, em 1958, recusou convite do GEIA para se instalar no País – em 1976 inaugurou sua fábrica em Betim, MG, para fazer o 147 – e depois os derivados que vieram dele, como versões sedã e perua, além da primeira picape derivada de automóvel, o que viria a se tornar uma tendência no mercado brasileiro. Naquele mesmo ano o grupo comprou a participação da Alfa Romeu na FNM e renomeou a divisão para Fiat Diesel. Poucos caminhões da marca foram produzidos em Xerém, que fechou as portas em 1985. Também em 1976 a Volkswagen, que já tinha o mais amplo portfólio de carros à venda – incluída a bem-sucedida Brasília lançada em 1973 – decidiu investir em mais uma fábrica no País, inaugurando a linha de Taubaté, SP, para inicialmente produzir o Passat, lançado dois anos antes no mercado brasileiro: foi seu primeiro carro no Brasil com motor refrigerado a água, uma sinergia da compra da Audi, anos antes. E a sueca Volvo, que no fim dos anos 1950 havia cogitado produzir veículos no País, só em 1974 anunciou investimento e, em 1979, inaugurou sua fábrica de caminhões e ônibus em Curitiba, PR. Ainda no segmento de pesados em 1978 a Mercedes-Benz inaugurou sua segunda linha de produção no País, em Campinas, SP, para montar seus ônibus integrais, com carroceria já integrada ao chassi. Em mais uma manobra de consolidação, em 1979, a Volkswagen comprou os ativos da Chrysler no Brasil, que decidiu deixar o País em meio a uma de suas muitas crises financeiras na matriz. Após a aquisição a fabricante seguiu produzindo os caminhões Dodge até 1984, mas a intenção real era outra: criar sua inédita divisão de veículos pesados, a Volkswagen Caminhões, que lançou seus primeiros modelos em 1981, montados inicialmente na unidade de São Bernardo comprada da Chrysler. TOYOTA: montagem no Ipiranga em 1959... ...e a fábrica de São Bernardo inaugurada em... ...1962 para produzir somente utilitários 4x4 SCANIA: primeiros caminhões na fábrica... ...de São Bernardo, inaugurada em 1962 Reprodução Internet/Lexicar ESPECIAL 100 MILHÕES » A NACIONALIZAÇÃO [1957-1989 » 20,1 MILHÕES]
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