Julho 2025 | AutoData 54 As transformações que ocorreram na economia brasileira no início da década de 1990 e que definiram um novo modelo de industrialização no País, sobretudo na indústria automotiva, não foram um fenômeno local. Todo um contexto macroeconômico global, que teve início uma década antes em países desenvolvidos, influenciou o que hoje é chamado de neoliberalismo moderno. Por Leandro Alves Da estagnação à globalização As Câmaras Setoriais com negociações tripartites e o advento do carro popular moldaram o presente e o futuro da indústria automotiva nacional no início dos anos 1990 Ronald Reagan, nos Estados Unidos, e Margaret Thatcher, na Inglaterra, deram os primeiros passos no início dos anos 1980, reduzindo a presença e o intervencionismo do Estado, abrindo assim o caminho para políticas neoliberais. Mas no fim daquela década, em 1989, o encontro do Institute for International Economics, que traçou ali o que ficou conhecido como o Consenso de WaRelançamento do Fusca na Volkswagen, em 1993: pedido pessoal do presidente Itamar Franco. Divulgação/VW ESPECIAL 100 MILHÕES » A ABERTURA [1990 - 1995 » 7,5 MILHÕES]
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