423-2025-07

AutoData | Julho 2025 57 cessionados, fazendo com que os preços dos veículos caíssem 22%. Em 1992, com a primeira fase de redução do IPI, o Imposto de Produtos Industrializados, de 20% para 14% para carros com motor 1.0 – uma invenção da Fiat em 1990 que arrancou do governo a redução do IPI que chegava a mais de 37% para outros modelos –, a indústria não registrou crescimento do volume total produzido, mas percebeu de imediato a mudança do mix de vendas para produtos mais acessíveis, que atenderam à alta demanda reprimida da classe média por automóveis. De 67,3 mil unidades destes veículos produzidos em 1991 a indústria elevou sua produtividade a quase 93 mil unidades com motor 1.0 no ano seguinte. À primeira vista pode parecer pouco mas tratou-se de uma transformação sem precedentes: a partir deste momento a indústria adotou passo de crescimento e nunca mais produziu menos de 1 milhão de unidades no Brasil. Repetindo uma tradição que se perpetua até os dias de hoje entidades representativas descontentes com a chegada gradual dos importados foram novamente até o governo pedir ajuda, alegando falta de competitividade e ameaçando com desindustrialização e redução de postos de trabalho. Então em 1993, após o escândalo protagonizado ironicamente por um automóvel – o Fiat Elba supostamente adquirido com dinheiro de contas fantasmas do tesoureiro PC Farias que levou o presidente Collor a covardemente renunciar Empresa Início/Fim Local Produtos Ford (Autolatina com VW até 1994) 1919 • 1953 – Ipiranga, S. Paulo • 1967 – S. Bernardo do Campo e Taubaté, SP • Automóveis, caminhões, chassi para ônibus e tratores Ford. • Automóveis VW (Autolatina) General Motors 1925 • 1930 – S. Caetano do Sul, SP • 1959 – S. José dos Campos, SP • Automóveis, utilitários, caminhões e ônibus Chevrolet. Volkswagen (Autolatina com Ford até 1994) 1953 • 1957 – S. Bernardo do Campo, SP • 1976 – Taubaté, SP • Automóveis VW • Automóveis Ford (Autolatina) Mercedes-Benz 1956 • S. Bernardo do Campo, SP • 1978 – Campinas, SP • C aminhões e chassi de ônibus e ônibus monobloco Mercedes-Benz. Scania 1957 • 1962 – S. Bernardo do Campo, SP • Caminhões e chassi de ônibus Scania Toyota 1958 • 1962 – S. Bernardo do Campo, SP • Utilitários 4x4 Karmann-Ghia 1962 • S. Bernardo do Campo, SP • Versão conversível Ford Escort XR-3 - 1984-1995) • Trailers e motor-homes Gurgel 1969/1994 • Av. Cursino, S. Paulo (até 1974) • Rio Claro, SP • Automóveis e utilitários Gurgel Fiat 1976 • Betim, MG • Automóveis e utilitários Fiat Agrale 1976 • Caxias do Sul, RS • Utilitários, caminhões e tratores Volvo 1979 • Curitiba, PR • Caminhões e chassi de ônibus VW Caminhões 1981 • 1990 – Ipiranga, S. Paulo (Autolatina com Ford) • Caminhões e chassi de ônibus VW Linhas de montagem no Brasil – 1990-1995 Fonte: Pesquisa Lexicar / Anuários Anfavea | OBS.: Foram considerados apenas fabricantes de automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus; os anos reportados são de início e fim da produção.

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