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Julho 2025 | AutoData 62 ESPECIAL 100 MILHÕES » O NOVO SALTO [1996-2010 » 34,4 MILHÕES] Num olhar em perspectiva à história aparentemente só uma conjunção dos astros no universo para explicar o que aconteceu com a indústria automotiva no Brasil na segunda metade da década de 1990, seguida da primeira dos anos 2000. De fato muitos eventos estavam conectados, como o crescimento do comércio global e o neoliberalismo ganhando ainda mais força em diversos países, além da recuperação e transformação econômica em curso no País com a adoção do Plano Real, em 1994. Foram a medida provisória 1 024/95, complementada pela MP 1 235/95 e pelo decreto 1 761/95, tudo convertido na lei 9 449/97, que pavimentaram a maior onda de investimentos até então feita por fabricantes de veículos no País – só comparável à política de nacionalização da indústria iniciada em 1956. Aliado ao crescimento exponencial do mercado brasileiro, alimentado pela farra dos veículos importados e do carro popular 1.0, o Regime Automotivo de 1995 deu um novo Norte ao desenvolvimento do setor no Brasil, Por Leandro Alves Regime de engorda A segunda grande onda de investimentos da indústria automotiva no Brasil foi estimulada pelo Regime Automotivo, que a partir de 1995 transformou o mapa da produção de veículos com novas fábricas e novos fabricantes Divulgação/GM Revolucionário: consórcio modular da VWCO surgiu primeiro no Brasil.

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