Julho 2025 | AutoData 72 ESPECIAL 100 MILHÕES » SOB NOVAS POLÍTICAS [2011-2024 » 38,6 MILHÕES] O período pós-2011 foi marcado pelo recuo do ápice produtivo da indústria automotiva brasileira, que na década anterior empinara a produção para a casa dos 4 milhões de veículos/ ano, mas nos anos seguintes entrou em espiral de baixa, em 2015 desceu abaixo do patamar de 3 milhões/ano para nunca mais voltar a ele, mas sempre acima de 2 milhões/ano. Apesar das curvas de retraPor Lucia Camargo Nunes e Pedro Kutney Em treze anos, novos investimentos, recorde de produção, protecionismo, políticas industriais, chegada de novos fabricantes e a evolução da manufatura ção e lentas recuperações no período o Brasil nunca deixou a lista dos dez maiores produtores de veículos do mundo. O período dos últimos treze anos foi marcado por um intenso volume de investimentos, chegada de novos fabricantes, instalação de fábricas e ampliação de já existentes, o que fez a capacidade saltar até estacionar em cerca de 4,5 milhões de veículos/ano. Este movimento Ápice, queda e lenta recuperação Divulgação/VW
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