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Julho 2025 | AutoData 78 veículos. Foram aumentados os recursos para pesquisa e desenvolvimento por meio de créditos tributários, bem como as contrapartidas para acessá-los completamente. Gilberto Martins, diretor de assuntos regulatórios da Anfavea, avalia que a indústria tem demonstrado resiliência e capacidade de adaptação, superando crises e se reinventando por meio de políticas públicas que evoluíram. Ele pondera que o Inovar-Auto, apesar de ter gerado ganhos de eficiência energética, enfrentou resistência internacional devido ao foco excessivo em conteúdo local. Em contraste o Rota 2030 é visto como um sucesso por ter sido uma construção colaborativa da indústria com o governo, focando em inovação, desenvolvimento local de tecnologias e eficiência energética, sem as pressões internacionais. Martins acredita que o Mover é considerado uma continuação natural e aprimorada do Rota 2030, introduzindo conceitos cruciais como a descarbonização – e não apenas pela eletrificação mas por qualquer rota que funcione para tanto – e a economia circular, com a inclusão de níveis mínimos de reciclagem e logística reversa na política setorial. O programa também aborda a avaliação do ciclo de vida, por meio dos conceitos de poço-à-roda e berço-ao-túmulo, que medem com mais justiça as emissões e pegada de carbono de todas as rotas tecnológicas e fontes energéticas, seja fóssil, renovável ou eletricidade. Para Martins essas políticas são um modelo que deveria ser adotado por outros setores da economia brasileira. AVANÇOS Para Gábor Deák, diretor de tecnologia e sustentabilidade do Sindipeças, a indústria automotiva brasileira mostrou força após a crise de 2008, atingindo o pico de produção em 2013. Ele reitera que as políticas industriais evoluíram do Inovar-Auto, que priorizou o conteúdo local, para o Rota 2030, mais colaborativo e dedicado ao desenvolvimento tecnológico e à eficiência energética. Marcus Vinícius Aguiar, presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, ressalta a importância das políticas industriais para a evolução do ESPECIAL 100 MILHÕES » SOB NOVAS POLÍTICAS [2011-2024 » 38,6 MILHÕES] MERCEDES-BENZ Em quase 70 anos de produção nacional, inclusive de motores, a fabricante de caminhões e ônibus modernizou diversas vezes a fábrica de São Bernardo do Campo, SP Divulgação/MB

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