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Julho 2025 | AutoData 80 ESPECIAL 100 MILHÕES » SOB NOVAS POLÍTICAS [2011-2024 » 38,6 MILHÕES] nhões. Segundo a companhia a decisão foi embasada na baixa rentabilidade e nos prejuízos das operações locais, sendo mais vantajoso reduzir volumes e permanecer no mercado brasileiro como importadora. George Rugitsky, diretor de economia da Abipeças e do Sindipeças, resume os desafios estruturais e históricos que impediram o desenvolvimento pleno da indústria automotiva brasileira: “A falta de industrialização, mantendo dependência de setores como mineração e agronegócio, alta inflação e juros elevados que prejudicam a economia, recessões, perda de empregos e ausência de investimentos devido a políticas inadequadas, dependência de importações de kits e protecionismo que dificultam o desenvolvimento da produção local, pouca participação em cadeias globais, essencial para o crescimento do setor, e macroeconomia instável causada por juros altos e desequilíbrios fiscais, tornando as políticas industriais insuficientes para resolver esses problemas”. DUAS VETERANAS NO TOPO Apesar de toda a concorrência são os fabricantes com mais tempo de casa, no caso o Brasil, que mantêm a liderança de produção. A Volkswagen sozinha já produziu quase 26 milhões de veículos no País, um quarto dos mais de 100 milhões fabricados desde a nacionalização, em 1957. A GM, com 100 anos de operação, já soma 20 milhões. E a Stellantis, somando quase cinquenta anos de história de tudo que já foi feito por Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, contabiliza outros 20 milhões. Portanto só estas três foram responsáveis por algo como 65% de todos os veículos já fabricados em solo brasileiro. A campeã de produção no País, a Volkswagen, desde 2011 soma investimentos de mais de R$ 30 bilhões em suas fábricas e produtos, para contar só uma parte dos aportes feitos ao longo de mais de setenta anos de história produtiva no País. Atualmente a empresa investe R$ 20 bilhões na região América do Sul e acaba de ampliar sua ofensiva de dezessete para 21 lançamentos até 2028, com destaque para a breve chegada dos híbridos. “É uma grande honra ser a grande protagonista do marco de 100 milhões de veículos produzidos pelo setor automotivo brasileiro. Deste total mais de um quarto são modelos Volkswagen, com mais de 25,9 milhões de unidades produzidas”, celebra Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil. “É uma história de sucesso que conta com o trabalho e paixão de mais de 200 mil colaboradores em 72 anos.” “Com a Fiat somos referência em liderança e inovação, prestes a completar 50 anos no Brasil com a produção no Polo Automotivo de Betim [MG], que já ultrapassou 18 milhões de veículos produzidos”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul. HONDA A japonesa produz seus carros no Brasil desde 1997, primeiro em Sumaré, SP, mas em 2019 decidiu abrir outra linha de produção nacional, em Itirapina, SP, que estava pronta e ficou fechada por três anos NISSAN Depois de montar seus veículos no Brasil, desde 2002, na planta da sócia Renault, no Paraná, a empresa inaugurou fábrica própria em 2014, em Resende, RJ Divulgação/Honda Divulgação/Nissan

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