AutoData | Julho 2025 81 Outro marco do grupo foi a produção de quase 2 milhões de veículos no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, PE, que acaba de completar uma década de operação: “A competência da equipe brasileira permitiu projetar, desenvolver e fabricar, pela primeira vez fora da América do Norte, veículos das marcas Jeep e Ram, o Commander e a Rampage”. E a fábrica de Porto Real, RJ, incorporada à Stellantis após a fusão da FCA com a PSA, completa 25 anos em 2026 e alcançou, em 2025, a marca de 1 milhão de Citroën produzidos, número que sobe para 1,8 milhão se forem somados os Peugeot produzidos lá até 2023. Durante o ciclo do Inovar-Auto foram investidos R$ 22 bilhões na instalação da fábrica de Goiana e na modernização e ampliação de Betim e de Porto Real, além do desenvolvimento de novos produtos. Na fase Rota 2030, de 2018 a 2023, foram destinados R$ 16 bilhões para criação de laboratórios, instalações de P&D, centros de design e segurança e virtual. Com o programa Mover a Stellantis anunciou um ciclo recorde de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030, o maior já feito por um fabricante de veículos no País, visando lançar quarenta novos produtos e oito powertrains. “Esta previsibilidade do Mover possibilitou o anúncio do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo, no desenvolvimento de tecnologias Bio-Hybrid, em soluções inovadoras de descarbonização ao longo da cadeia automotiva e na criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.” CHINA ENTRA NO JOGO Apesar de não ter crescido tanto quanto se esperava o mercado brasileiro ainda é um dos dez maiores do mundo e continua atraindo novos fabricantes. Os chineses são os mais recentes empreendedores da produção automotiva, juntando-se à Chery, a única que conseguiu se instalar industrialmente, após a associação com o Grupo Caoa, em 2017. Depois da pandemia uma nova revoada de carros elétricos e híbridos da China começou a desembarcar no Brasil, beneficiada pela isenção ou redução do imposto de importação sobre veículos eletrificados. STELLANTIS GOIANA Ainda sob gestão do Grupo Fiat/FCA, foi inaugurado em 2015, em Pernambuco, o maior polo automotivo do Nordeste, que hoje produz modelos das marcas Jepp, Fiat e Ram. Divulgação/Stellantis
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