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13 AutoData | Agosto 2025 prejuízos com os carros elétricos. No mês passado o governo Trump eliminou todos os subsídios. Isto já está começando a ter um impacto, os estoques estão aumentando, as montadoras estão dando mais descontos e isso está gerando prejuízo. Aqui eu volto à sua pergunta inicial: por que eu saí da indústria? Eu enxerguei essa situação alguns anos atrás e tenho uma visão diferente [sobre o domínio dos veículos elétricos]. Nos últimos doze meses, nos Estados Unidos e na Europa, as vendas estão em queda. Todo o crescimento até aqui se deu com altíssimos subsídios. Nos Estados Unidos a compra de um elétrico tinha crédito de até US$ 7,5 mil. A indústria e as fábricas de baterias também ganhavam créditos. Tudo isso acaba em setembro. Então imagine a situação de uma empresa que abriu fábricas de baterias ou de carros elétricos, aí o subsídio acaba, o que vai acontecer com a utilização dessa indústria? Eu acho que vai ser um período muito difícil e quem não tiver híbridos vai sofrer. “ Se você reage agora [às tarifas] já é tarde demais. Todos nós já sabíamos que o senhor Trump, dois, três anos atrás, tinha a possibilidade de ganhar a eleição. Algumas empresas avaliaram que essa probabilidade era muito baixa e não fizeram nada. Outras acreditaram e criaram planos de contingência. Quem não se preparou sofrerá, porque o Trump está fazendo exatamente o que ele disse, não está surpreendendo ninguém.” Os Estados Unidos vão ganhar porque isso vai gerar empregos: já foram anunciados bilhões de investimentos em diferentes indústrias no país. Mas como imagem eles estão perdendo, porque ninguém gosta dessa forma hostil de negociar, de estar do outro lado. Quando se olha o setor automotivo do Canadá, México e Estados Unidos [o impacto não é grande porque] está dentro do USMCA [acordo comercial da América do Norte]. Se uma peça é produzida em um dos três países ou em uma combinação de todos, não paga tarifa. Aproximadamente 90% das peças e dos carros produzidos no México não pagam tarifas porque estão enquadradas no regime do USMCA. Mas, por exemplo, se uma montadora mexicana traz CKD [veículos desmontados] da China ou de algum outro país e não tem esse conteúdo regional, aí vai pagar tarifas. Como está a situação dos fabricantes de carros elétricos nos Estados Unidos? Com exceção da Tesla todos estão tendo

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