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16 FROM THE TOP » PABLO DI SI Agosto 2025 | AutoData O governo deve permitir a importação com tarifas reduzidas de carros desmontados para montagem no Brasil? Sou a favor de ter um processo tanto de CKD como SKD por um período de seis meses, um ano, para adaptação. Porque as fabricantes dos Estados Unidos e da Europa, vinte a trinta anos atrás, também passaram por esse processo. Então, se uma montadora chinesa ou de qualquer outro lugar diz que precisa de um período para começar com o SKD e depois nacionalizar, que seja muito bem-vinda. O que não pode, na minha opinião, é ter dois anos, três anos de imposto reduzido para esse tipo de produto, porque aí você tira a indústria nacional do País e isso gera um problema na cadeia produtiva inteira. Na Europa mercados maduros também estão sendo invadidos pelos veículos chineses, mesmo após a aplicação de tarifas pesadas. Este é mesmo um caminho sem volta? Os chineses dominarão todos os mercados? É preciso analisar o que está acontecendo na China. Nos últimos meses o mercado começou a andar de lado e “ O Brasil precisa encontrar sua própria rota, não precisa seguir tendências mundiais. Todas as rotas para reduzir emissões são uma oportunidade e com o etanol nos veículos já se reduz em até 80% o CO2 de forma imediata. Não precisa criar nenhuma nova infraestrutura ao redor.” existe capacidade instalada inocupada de todas as montadoras. Isto provocou uma altíssima agressividade em redução de preços, custando bilhões de dólares. Aí o fabricante chinês fala: “Tenho capacidade instalada, não estou produzindo o que poderia, estou sofrendo prejuízo, vou exportar”. O mercado dos Estados Unidos fechou, não se pode exportar para lá. O mercado europeu colocou tarifas de importação de 20% a 30% para o produto chinês, que continua entrando, mas um pouco mais devagar. Então o chinês olha para onde existe mercado? O México já foi inundado por carros chineses. Brasil e Argentina estão começando e nos últimos meses alguns países de África. Então eu acho que se os países não colocam o setor na agenda como uma indústria estratégica, vão seguir sofrendo e os empregos serão perdidos. Acho que o Brasil já entendeu isso e a regulamentação das últimas semanas permite às empresas chinesas a fazer [uma cota de CKD] sem imposto por seis meses. Depois disso todo mundo vai entrar na mesma regra. Os fabricantes de veículos do México têm mais de 90% da capacidade de

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