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44 Agosto 2025 | AutoData BALANÇO » ÔNIBUS ELÉTRICOS “Estamos comprometidos com o Plano de Metas da Prefeitura. Até o fim do ano serão mais dezoito garagens e mais 44 megawatts entregues, totalizando uma capacidade de abastecimento para 1 mil 960 ônibus.” INDÚSTRIA TEM MAIS ENERGIA Apesar das limitações impostas pela falta de capacidade da rede para recarga a indústria seguiu com seus planos e caminhou com passos bem mais largos que os do poder público para avançar na eletrificação. Os fabricantes prosseguem com lançamentos e entregas. No início de agosto, por exemplo, a Volvo lançou o chassi BZRLE, para carrocerias de piso baixo com 13m50 e capacidade para até noventa passageiros. Ele se soma a outros quatro chassis disponíveis para ônibus elétricos já produzidos em Curitiba, PR. Também em agosto a Volvo anunciou a venda de seus primeiros chassis articulados e biarticulados para elétricos no mercado interno. O lote inclui 21 ônibus Volvo BZRT, sendo dezesseis articulados e cinco biarticulados, os maiores do mercado, com 28 metros de comprimento. Transitarão no sistema BRT Leste-Oeste de Goiânia, GO. Os articulados BZRT foram apresentados na LatBus de 2024. “Eles serão entregues ainda em 2025. Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos Volvo de forma regular. Serão os maiores veículos elétricos em atividade diária”, afirma Paulo Arabian, diretor de vendas de ônibus da Volvo. Os biarticulados medem 28 metros e transportam até 250 passageiros. Os articulados têm cerca de 22 metros e levam até 180 pessoas. Eles utilizam dois motores de 200 quilowatts cada. O chassi pode receber até oito baterias, em um total de 720 quilowatts/hora. Outro produto que chega às ruas até o fim do ano é o Volksbus e-22L, com capacidade para até noventa passageiros. Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da VWCO, informa que a produção em série do chassi elétrico na fábrica de Resende, RJ, foi iniciada para clientes da Capital paulista: “Os primeiros entrarão em operação ainda em 2025. Seguramente teremos veículos com chassis Volkswagen elétricos nos próximos eventos orDivulgação/Volvo Divulgação/VWCO O eO500U da Mercedes-Benz: mais de duzentos já circulam pelo País. Divulgação/Mercedes-Benz

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