45 AutoData | Agosto 2025 ganizados pela Prefeitura e pela SPTrans”. A Scania começa a produzir até o fim de 2025 o ônibus elétrico K230 4x2E. Com tecnologias da própria empresa o modelo tem autonomia de 250 a 300 quilômetros, tempo de recarga de até 3 horas e leva 85 passageiros. “O motor tem 230 quilowatts, com potência de pico até 300 kW, o que equivale a mais de 400 hp”, destaca Gustavo Cecchetto, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania. Além do modelo 100% elétrico a Scania também entra com seus chassis em uma parceria com a encarroçadora Caio, a fábrica de motores WEG e a montadora Eletra. Outro lançamento recente foi anunciado pela BYD, que passa a empregar em seus chassis elétricos montados em Campinas, SP, as baterias Blade, semelhantes àquelas que já utiliza nos automóveis. A estrutura interna das novas baterias utiliza células de LFP, lítio-ferro-fosfato, dispostas na horizontal. Elas ocupam menos espaço, aumentam a rigidez estrutural do veículo e são mais resistentes a perfuração e ao esmagamento, o que afasta o risco de incêndio ou explosão, mesmo em condições extremas. Com as baterias Blade os ônibus terão autonomias de 270 a 350 quilômetros em condições reais de uso urbano, segundo a BYD. Outras vantagens citadas são maior vida útil, baixa manutenção e tempos de recarga de uma hora e meia a duas. “A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi essa experiência que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica”, lembra o diretor de veículos comerciais Marcello Schneider. Ainda importadas as baterias passam a ser montadas em unidade da BYD em Manaus, AM, a partir de 2026. AVANÇO PARA OUTRAS CIDADES O levantamento feito com as empresas fabricantes mostra a expansão dos ônibus elétricos para outras cidades e regiões, como informa Schneider, da BYD: “Além da Capital paulista nossos chassis já estão presentes em cidades como Fortaleza, CE, Salvador e sua Região Metropolitana, BA, Santos, SP, Curitiba, PR, Maringá, PR, Brasília, DF, e Bauru, SP: “Recentemente entregamos ônibus articulados para Goiás que já circulam na Região Metropolitana de Goiânia”. A Marcopolo, que além das carrocerias também produz seu ônibus elétrico completo, também está presente em outras cidades, diz o diretor de operações comerciais Ricardo Portolan: “Além de São Paulo já fornecemos o nosso Attivi Integral para Porto Alegre [RS]. Ele também foi Divulgação/BYD Divulgação/BYD Chassis produzidos pela BYD passam a utilizar baterias Blade, mais compactas e seguras: montagem em Manaus começa em 2026.
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